Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Recurso para aquisição de unidade de castração gratuita de cães e gatos é liberado para Santarém

Unidade Castramóvel vai ajudar no controle de natalidade desses animais, principalmente em bairros mais carentes.

 
 -   /
/ /

Na terça-feira (15) foi liberado pelo Ministério da Saúde recurso no valor de R$ 120 mil pelo Fundo Nacional da Saúde (FNS) para Santarém, no oeste do Pará, por meio de emenda parlamentar do deputado federal José Priante (MDB), para aquisição de uma unidade móvel de esterilização de animais, o "Castramóvel", que será utilizado para a realização de procedimentos de castração química de cães e gatos no município.

Durante audiência pública realizada no dia (26) de março, na Câmara Municipal de Santarém, foram discutidas ações de combate a maus-tratos a animais, e uma das principais demandas apresentadas pelos órgãos e ONGs presentes foi a aquisição de uma unidade de "Castramóvel" para o município.

O serviço de controle reprodutivo de cães e gatos é permanente e poderá ser realizado através da unidade móvel para a castração. A unidade será a primeira a ser instalada na região oeste do Pará. Ações já vêm sendo realizadas em outros municípios paraenses, entre eles, Belém e região metropolitana, que ajudam no controle populacional de cães e gatos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou no ano de 2018 que só no Brasil são mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o número chega a 1/4 da população humana.

A confirmação da liberação do recurso para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai ao encontro das demandas relacionadas ao controle da população de cães e gatos.

Em entrevista para a Tv Tapajós a secretária de Saúde, Dayane Lima informou que mobilização para correção dessa carência já estava sendo realizada e esperando somente a captação do recurso.

Com aquisição do "Castramóvel" os trabalhos vão beneficiar primeiramente os bairros mais carentes. “É muito importante a castração dos animais para evitar a procriação e o aumento do volume. Então, com a captação desse recurso vamos fazer o controle de natalidade desses animais, trabalhando nos bairros mais carentes onde as pessoas não têm condições de castrar seus animais”, afirmou Dayane Lima.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE