Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Governo do Estado quer acelerar processos de tombamento de prédios históricos de Santarém

Objetivo é preservar o patrimônio histórico da cidade como o Centro Cultural João Fona, Solar do Barão e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

 
 -   /
/ /

Com o objetivo de criar uma rede de cooperação com os museus e memoriais em todos os municípios do Pará, o diretor do Museu do Estado do Pará, Marcel Campos está em Santarém, oeste do estado. De acordo com Marcel, o governo do estado quer acelerar os processos de tombamento dos prédios históricos da cidade.

Durante a 17ª semana nacional dos museus, que está em andamento, Marcel Campos visita os espaços da cidade para fazer um diagnóstico do que pode melhorar e o que o Sistema Integrado de Museus (SIM) pode colaborar nessa melhoria. As ações são desenvolvidas principalmente na questão de segurança dos acervos, conservação e acessibilidade.

“Santarém tem um conjunto importante que precisa ser preservado para que as próximas gerações tenham o privilégio de conhecer tais edificações, como a Igreja Matriz, o Solar do Barão de Santarém, o Centro Cultural João Fona, Nossa Senhora da Saúde em Alter do Chão, o Solar dos Brancos”, disse.

Ainda de acordo com Marcel, outra ação é construir uma força-tarefa integrada com o Governo do Estado, Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC) e a Prefeitura de Belém para ajudar a prefeitura de Santarém a construir o seu departamento de patrimônio histórico.

Marcel Campos já visitou o Centro Cultural João Fona e o Museu de Artes Sacras. O Museu Dica Frazão também receberá a visita do diretor. Além de Marcel, a arqueóloga Cássia da Rosa, da coordenação de documentação e pesquisa do SIM também está em Santarém para fazer os diagnósticos nos museus da cidade.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE