Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Atualidades

O futebol no contexto da globalização

Para Pedro Dallari, a Copa América e o Mundial Feminino são ótimos exemplos de um mundo interligado e globalizado

 

download do áudio A Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na França, e a Copa América, realizada no Brasil, são exemplos de um mundo cada vez mais globalizado e mostram como essa integração vai muito além das questões econômicas e políticas. É isso o que afirma o professor Pedro Dallari na sua coluna desta semana.

Para ele, o impacto da globalização se dá em várias áreas, como a cultura e o esporte, apesar de isso poder trazer uma “certa pasteurização”, como acredita.  Segundo Dallari, “o futebol é hoje uma expressão do mundo globalizado”. “O futebol é acompanhado por milhões de pessoas em todo o mundo, e sua gramática e suas regras são compreendidas de forma igual por todas essas pessoas”, afirma.

Apesar disso, o colunista identifica aspectos negativos, além dos positivos, nesse contexto. Segundo ele, um aspecto negativo seria o caráter de negócio que tomou conta do mundo futebolístico, principalmente com a exploração de jogadores que são levados de um país para outro ainda muito jovens.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar toda quarta-feiraa às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

 

jQuery(document).ready(function($) { $.post('https://jornal.usp.br/wp-admin/admin-ajax.php', {action: 'wpt_view_count', id: '252134'}); });

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE