Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hospital 5 de Outubro faz Workshop temático para debater atendimento humanizado

 
 -   /
/ /

O Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, promoveu nesta semana um Workshop temático abordando aspectos do atendimento humanizado. Ouvir o paciente é um exemplo de atividade que coopera para a humanização dos processos dentro de clínicas e hospitais.

Para a presidente da Comissão de Humanização do HCO, Ariane Araújo, esse tipo de iniciativa é essencial para aumentar a percepção dos colaboradores para atitudes mais humanizadas. “Nosso objetivo foi proporcionar, de forma lúdica, um momento de reflexão sobre a importância da humanização dentro do ambiente hospitalar, que está relacionada com atitudes cotidianas dos profissionais durante o atendimento aos pacientes e nas relações interpessoais dentro da unidade”, frisou Ariane. 
 
Durante a programação do Workshop, realizado nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/12) quatro estações foram montadas no hospital, para apresentar de forma dinâmica, os aspectos da humanização do atendimento como empatia, respeito, igualdade e cordialidade. Pescaria de histórias sobre tipos de atendimento, dinâmica de contação de histórias dentro de um avião, escolha das preferências e a brincadeira da cabine das diferenças e igualdades, foram usadas para abordar com os colaboradores diversas atitudes para um atendimento mais acolhedor.
 
“Gostei bastante do estande da empatia, porque nos colocou no lugar do outro. Essa interação é bastante positiva e nos leva a refletir e atender melhor os nossos pacientes”, declarou assistente de diretoria Jenniffer de Souza. 
 
No Hospital 5 de Outubro, anualmente é reforçado, por meio de ações e treinamentos dos profissionais, que a humanização na saúde diz respeito a práticas e recursos voltados para a ampliação do relacionamento entre colaboradores e pacientes. 

Sobre o Hospital 
O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.A unidade hospitalar possui estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Especialista em Aparelho Digestivo, Pediatria, Cirurgia Geral,  Cirurgia Vascular, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Terapia ocupacional, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição e Urologia.
 
O Hospital 5 de Outubro possui 23 leitos, sendo sete apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A unidade possui, também, um centro cirúrgico com duas salas de cirurgias e quatro leitos de recuperação pós-anestésicos.
 
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
 
A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE