Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Após confusão em prévias do Partido Democrata no estado de Iowa, líder regional pede demissão

Troy Price, líder do Partido Democrata em de Iowa, anunciou sua renúncia na quarta-feira 12 ; o método de eleição teve problemas atribuídos a um aplicativo que deveria ter tornado o processo mais dinâmico.

 
 -   /
/ /

Troy Price, o líder do Partido Democrata em de Iowa, nos EUA, anunciou sua renúncia na quarta-feira (12) depois dos problemas do caucus, o processo pelo qual eles escolhem os candidatos à presidência no estado.

  • Eleições nos EUA: entenda a diferença entre o caucus e a primária
  • Bernie Sanders e Pete Buttigieg pedem revisão parcial dos resultados do caucus de Iowa

O episódio ameaça o status de Iowa como o primeiro estado onde acontece votação das prévias, e levou os dois candidatos a solicitar uma recontagem dos resultados.

Um pedestre passa por um cartaz do caucus de Iowa em Des Moines, capital do estado, no dia 4 de fevereiro. — Foto: Charlie Neibergall/AP Um pedestre passa por um cartaz do caucus de Iowa em Des Moines, capital do estado, no dia 4 de fevereiro. — Foto: Charlie Neibergall/AP

Um pedestre passa por um cartaz do caucus de Iowa em Des Moines, capital do estado, no dia 4 de fevereiro. — Foto: Charlie Neibergall/AP

“O fato é que os democratas mereciam [um processo] melhor do que o da noite do caucus. Lamento profundamente o que aconteceu e assumo a responsabilidade por quaisquer falhas em nome do Partido Democrata de Iowa", escreveu Troy Price em uma carta de demissão, divulgada uma semana e meia após os caucuses de Iowa.

"Embora meu desejo fosse permanecer neste papel, acredito que está na hora do Partido Democrata de Iowa começar a olhar para o futuro, e minha presença no meu cargo atual torna isso mais difícil."

Price disse que sua saída aconteceria assim que o Estado elegesse um substituto e convocou uma reunião de emergência no sábado para fazê-lo.

Pode ter recontagem na prévia de Iowa

Pode ter recontagem na prévia de Iowa

O resultado do caucus de Iowa atrasou a ser divulgado. Os democratas do estado atribuíram o atraso a "checagens de qualidade".

O estado é o primeiro do país a realizar uma prévia, e faz isso por meio do sistema de caucus, uma espécie de assembleia que é adotado uma minoria de estados nos EUA. Em Iowa, ele é realizado em mais de 1.600 locais.

Embora seja um estado com um eleitorado pequeno, Iowa é considerado crucial para os democratas porque ter um bom desempenho ali geralmente faz uma campanha decolar, enquanto aqueles que conquistam poucos votos costumam abandonar a disputa logo depois.

Um novo aplicativo para celular deveria ajudar ter ajudado as autoridades do Partido Democrata a recolher informação dos mais de 1.600 pontos onde foi realizada a prévia no estado, mas foi apontado como o culpado pelo atraso na divulgação dos resultados.

Problemas no aplicativo fizeram com que representantes do partido registrassem manualmente os votos –além do tempo mais prolongado, também abre-se a possibilidade de erros na contagem.

Revisão dos resultados

O presidente do Partido Democrata dos Estados Unidos, Tom Perez, chegou a pedir, na quinta-feira (6), uma revisão dos resultados da primeira votação das prévias presidenciais em Iowa, após virem à tona erros nas parciais publicadas.

"Já basta. Para garantir a confiança da população nos resultados, peço ao Partido Democrata de Iowa começar imediatamente uma revisão", disse Perez

Vitória de Buttigieg

O pré-candidato presidencial democrata Pete Buttigieg venceu por pouco o rival Bernie Sanders na disputa por delegados em Iowa, de acordo com informações divulgadas pelo Partido Democrata do Estado no domingo (9).

Os resultados do caucus presidencial democrata em Iowa indicam a seguinte contagem de delegados são os seguintes:

  • Pete Buttigieg: 14
  • Bernie Sanders: 12
  • Elizabeth Warren: 8
  • Joe Biden: 6
  • Amy Klobuchar: 1

Calendário da eleição presidencial dos EUA 2020 — Foto: Roberta Jaworski/G1 Calendário da eleição presidencial dos EUA 2020 — Foto: Roberta Jaworski/G1

Calendário da eleição presidencial dos EUA 2020 — Foto: Roberta Jaworski/G1

Segundo o diretório local do Partido Democrata na quinta-feira (6), Buttigieg havia superado Sanders por uma margem muito pequena de um índice chamado "equivalente a delegados estaduais" – um coeficiente que leva em conta os votos de cada candidato mas também o número de eleitores que compareceram à votação. Esse índice é o que determina quantos delegados cada leva de Iowa para a convenção nacional. O estado tem 41 delegados.

New Hampshire

O segundo estado a realizar prévias é o New Hampshire. Lá, no entanto, não há caucus, mas, sim, votação. Bernie Sanders venceu , mas com uma margem apertada. Ele ficou à frente de Buttigieg, o segundo colocado.

ELEIÇÕES NOS EUA

  • Calendário eleitoral

  • Diferença entre caucus e primária

  • Como funciona a eleição

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE