Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Idosos e profissionais da saúde devem ser vacinados contra gripe a partir desta segunda 23

Primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza vai até 15 abril

 
 -   /
/ /
ÁUDIOTEXTO PARA RÁDIODivulgação A partir de segunda-feira (23), os moradores de Salvador podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para tomar a vacina contra Influenza, ou gripe. A primeira etapa da campanha, com 166 mil doses de vacina, se estenderá até 15 de abril e tem o objetivo de imunizar pessoas acima de 60 anos e profissionais da área de saúde.

Nesta primeira fase, a Secretaria Municipal de Saúde da capital baiana vai desenvolver estratégias para que toda a população idosa seja vacinada e não fique exposta a infecções. A subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Salvador, Doiane Lemos, afirma que em cada região da capital será adotada uma estratégia diferente para que esse público seja imunizado sem risco. A forma de atuação ainda está sendo definida, mas, segundo ela, alguns idosos vão receber a vacina em casa ou em asilos. 

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde recomenda adoção do horário estendido e ampliação da força de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde. Recomenda, ainda, parcerias com instituições de ensino superior para reforçar as equipes de vacinação com estudantes da área de Saúde. 

 “Só em Salvador são 250 mil idosos, 102 mil trabalhadores da saúde que nós vamos ter que estar imunizando nessa primeira fase. Teremos que desenvolver diversas estratégias para favorecer essa população e, ao mesmo tempo, evitar a contaminação contra vírus respiratórios. E o que está mais em evidência é o coronavírus.” 



O Influenza, ou gripe, é uma infecção aguda do sistema respiratório com alto potencial de transmissão, segundo o Ministério da Saúde. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse seca. O vírus é transmitido pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada. A especialista em Epidemiologia da Universidade de São Paulo Ana Paula Sayuri destaca que o vírus Influenza pode trazer sérias consequências à saúde dos infectados.

“Também essa doença pode se agravar. Na forma grave, a pessoa pode ter dificuldade de respirar, às vezes até necessitando de ser hospitalizada. É o que a gente chama de síndrome respiratória aguda grave". 


Em Salvador, a vacinação contra gripe vai até o dia 9 maio. O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio do Influenza e outras infecções, além de tomar a vacina, a população deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. Em todas as etapas da vacinação, 872 mil soteropolitanos devem ser imunizados.

Para mais informações acesse: saude.gov.br/influenza. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada, Brasil.
?
 

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE