Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Mais de 60 mil animais devem ser imunizados em campanha de vacinação antirrábica em Santarém

Pessoas devem levar os cães e gatos para receber a vacina no prédio do CCZ. Vacinação começou nesta segunda-feira 29 .

 
 -   /
/ /

Para proteger cães e gatos da Raiva, doença infecciosa que pode ser transmitida de animais para seres humanos através da mordida, os donos devem levar os animais para receber a vacina antirrábica. Em Santarém, no oeste do Pará, cerca de 60 mil animais devem ser imunizados. A vacinação começou a ser aplicada nesta segunda-feira (29).

Segundo a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Alessandra Costa, chegaram ao município 60.200 doses da vacina. “Ano passado não houve vacinação porque as vacinas não foram enviadas pelo Ministério da Saúde, mas este ano vamos vacinar os cães e gatos. As vacinas chegaram hoje e devem ser aplicadas até dezembro. O dia ‘D’ deve ser no mês de agosto, mas ainda não há uma data definida”, explicou.

Este ano, devido a pandemia de coronavírus, a campanha de vacinação ocorrerá de maneira diferente, as pessoas terão que levar os animais, a partir dos três meses de idade, para receber a imunização no prédio do CCZ, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta. Para vacinar, os animais devem estar saudáveis; cadelas prenhas ou que estão em fase de amamentação também podem receber a imunização; se tiver a caderneta de vacinação, tem que levar.

Caso a pessoa não consiga levar o animal até o ponto de vacinação, pode ir até o CCZ levando um isopor com gelo, que a vacina será fornecida. “É importante que a vacina seja aplicada corretamente, para não causar problemas ao animal. Lembrando que essa vacina é só contra a raiva, que o governo disponibiliza”, disse a médica veterinária.

No sábado (4), será montado um ponto de vacinação no Residencial Salvação. Ações também devem ser realizadas fora da área urbana da cidade, na região de rios para garantir uma maior cobertura vacinal dos animais na área rural.

Serviço

O que? Vacinação antirrábica

Quando? A partir desta segunda-feira (29)

Onde? No CCZ, avenida Moaçara, nº 735, no bairro Floresta

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE