Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hemopa estende campanha junina de doação de sangue em Santarém; saiba quem pode doar

Campanha segue até a próxima sexta-feira 3 , e cada doador receberá uma camisa do hemocentro.

 
 -   /
/ /

O mês de junho está acabando, mas o clima junino vai continuar mais um pouco no Hemocentro Regional de Santarém, oeste do Pará. A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) decidiu estender a campanha junina de doação de sangue no município, até a sexta-feira (3).

Intitulada “Acenda a chama da vida”, a campanha tem o objetivo de arrecadar bolsas de sangue para abastecer o estoque do hemocentro. A grande novidade é que quem fizer a doação esta semana, sairá do Hemopa Santarém com uma camisa comemorativa.

“É um complemento da campanha junina. A gente vai estender mais esta semana. Vamos dar as nossas camisas. Elas já chegaram e a partir de hoje começaremos a fazer a entrega”, explicou o coordenador do Hemopa Santarém, Joaquim Azevedo.

Na semana passada, o hemocentro funcionou em horário diferenciado no aniversário de Santarém e contou com a parceria de várias instituições para aumentar o estoque de bolsas de sangue.

  • Com estoques baixos, Hemopa Santarém precisa de doações

De acordo com a coordenação, foram quase 300 doações. Mas o estoque sempre precisa ser reabastecido, tendo em vista que o Hemopa Santarém fornece bolsas de sangue para unidades de saúde de 20 municípios do oeste do Pará.

Para doar, basta se dirigir ao hemocentro — Foto: Adonias Silva/G1

“Sempre a gente precisa chamar os doadores. É o normal não só aqui em Santarém, mas em todo o Brasil. A gente mantém o atendimento para todos os municípios e temos que estar com o estoque em um limite razoável para poder atender na sua totalidade os pedidos dos hospitais e das agências transfusionais”, ressaltou.

Os tipos de sangue mais necessários no Hemopa Santarém são o O positivo e o O negativo. O hemocentro fica localizado na avenida Frei Vicente, bairro Aeroporto Velho, e funciona de segunda a sexta-feira de 7h às 13h. Para doar, é preciso ir até a sede do Hemopa e apresentar um documento de identificação com foto.

Por conta da pandemia, o Hemopa também disponibiliza um agendamento do dia e horário doação, através do número (93) 99120-7170.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa em bom estado de saúde com idade entre 16 e 69 anos e com mais de 50 kg pode doar. É preciso manter uma boa alimentação nas 4h que antecedem a doação. Quem tomou a vacina da febre amarela ou gripe, não pode doar em menos de 30 dias.

Critérios para doar sangue

  • Ter acima de 50 kg
  • Estar bem de saúde
  • Ter idade entre 16 e 69 anos
  • Estar bem alimentado
  • Apresentar documento original com foto
  • Menores de 18 anos precisam de autorização
  • Homens podem doar a cada 60 dias
  • Mulheres com intervalo de cada 90 dias

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE