Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Pacientes com fratura craniana e Covid-19 aguardam transferência para leitos em Capanema, no PA, diz MP

MPPA ajuizou uma ação contra o Estado do Pará e Sespa cobrando a transferência imediata das mais de 20 pessoas que aguardam atendimento.

 
 -   /
/ /

Em Capanema, nordeste do Pará, mais de 20 pessoas, incluindo idosos e crianças, aguardam transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para unidades hospitalares adequadas. Nesta quarta-feira (12), o Ministério Público do Pará (MPPA) ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Pará e Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) cobrando a transferência imediata dos pacientes. Em nota, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) informou que ainda não foi notificada sobre a ação.

De acordo com o MPPA, nenhuma transferência é feita no município desde 27 de julho. Na lista de espera constam pacientes com diversas enfermidades, como fraturas cranianas, traumas na coluna, água no pulmão e casos graves de Covid-19.

A ação cita ainda que o atraso nas transferências também sobrecarrega a UPA, que precisa manter os pacientes que aguardam leitos e atender a população que precisa de atendimento de urgência, aumentando riscos de contaminação dentro do espaço hospitalar.

Segundo a promotora responsável pela ação, Amanda Lobato, a espera por transferência para leitos adequados expõe essas pessoas a riscos e pode agravar o quadro de saúde dos pacientes.

“A transferência dos pacientes que necessitam de um leito adequado não pode esperar, visto que estamos diante de um cenário de extrema urgência”, disse.

Em caso de descumprimento da decisão judicial, a ação pede pagamento de multa diária pela Sespa.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE