Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Portão que fechava acesso à cachoeira Rocha Negra é retirado após acordo extrajudicial

A passagem de pedestres e ciclistas até à cachoeira, por dentro de propriedade particular foi liberada.

 
 -   /
/ /

O portão de ferro que havia sido colocado na entrada de uma propriedade particular no bairro Cambuquira, fechando o acesso à cachoeira Rocha Negra, foi retirado na tarde de quarta-feira (12) liberando a passagem. A retirada do portão foi possível devido a um acordo entre o dono da propriedade e a prefeitura de Santarém, no oeste do Pará.

A associação de moradores do Cambuquira e grupos de ciclistas comemoraram por meio das redes sociais a liberação do acesso à cachoeira Rocha Negra.

No início da semana, a Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU) já havia informado que o portão, embora estivesse na estrada de uma propriedade particular teria que ser retirado ou deixado aberto o tempo todo, porque a passagem era considerada uma servidão que há muitos anos foi o principal acesso dos visitantes da Rocha Negra.

Logo que o fechamento da passagem foi denunciado pela imprensa local, o empresário chegou a propor entregar uma chave do cadeado do portão a um grupo de ciclistas para que eles pudessem abrir para passar quando fosse fazer trilha na Rocha Negra, mas a proposta não foi aceita.

A área conhecida como Fazenda Rocha Negra pertence ao município de Santarém e pode ser transformada em um parque ambiental. Um trabalho de georreferenciamento foi realizado no local recentemente pela CHDU, e a RT e o memorial descritivo foram encaminhados à Procuradoria Jurídica do Município que deve solicitar à União a exclusão do terreno da Gleba Mojuí, pondo fim à sobreposição de registros do imóvel.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE