Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Paraense moradora do bengui já salvou quase 100 vidas na Região Metropolitana de Belém

 
 -   /
/ /

Hortência Vilacorte possui um tipo sanguíneo raro, O negativo, se tornando assim uma doadora universal de sangue. Ou seja, são mais vidas que podem ser salvas. Mas é o seu gesto solidário que faz toda a diferença, sendo exemplo de esperança.

Com 37 anos, desde os 20 a doação de sangue faz parte da sua vida. Ao todo, em uma estimativa simples, Hortência já conseguiu salvar 100 pessoas com esse gesto. Com apenas uma doação, quatro vidas podem ser salvas. “Seja qual for o tipo sanguíneo, precisamos doar sangue”, diz.

Ela trabalha como coordenadora do laboratório do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), gerenciado pela Pró-Saúde em Ananindeua (PA), e conhece de perto a importância da doação de sangue, principalmente em casos graves de pacientes.

O autônomo Rogério de Souza, de 39 anos, sofreu um acidente que deixou 40% do corpo queimado. Após uma descarga elétrica, deu entrada no Centro de  Tratamento de Queimados (CTQ) do HMUE. Ele precisou de nove bolsas de sangue para conseguir sobreviver. Rogério segue internado e se recuperando no  hospital.

Apenas 16 doadores entre mil

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 1,6% dos brasileiros doam sangue, ou seja, de mil habitantes, apenas 16 pessoas realizam a doação, sendo que o ideal seria entre 3% a 5% de doadores em todo o país.

Larissa Mendes, supervisora da Agência Transfusional do Metropolitano, faz o alerta. “O Hospital Metropolitano é referência em traumas e queimados em todo o Estado, então precisamos manter os nossos estoques de sangue abastecidos. Isso garante a vida dos nossos pacientes e dá esperança para todos que estão aqui”, concluiu.

Saiba como doar sangue

A doação de sangue pode ser realizada na Fundação HEMOPA. A unidade está localizada no bairro de Batista Campos, em Belém, na travessa Padre Eutíquio, número 2.109. O doador pode dizer o código do Hospital Metropolitano: 708.

Confira os requisitos para doação:

- Apresentar documento oficial de identificação (RG, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação);
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal);
- Estar bem de saúde e pesar acima de 50 quilos.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE