Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Fortes terremotos atingem a ilha de Sumatra, na Indonésia

Não há alerta de tsunami. Um dia antes, forte tremor atingiu as Filipinas, também no Sudeste Asiático.

 
 -   /
/ /

Dois terremotos de magnitude 6,8 e 6,9 atingiram a Indonésia nesta quarta-feira (19) (horário local). Não há alerta de tsunami, segundo observatórios sismológicos.

O epicentro do tremor, a 26 km de profundidade, foi localizado a poucos quilômetros da costa oeste da ilha de Sumatra, informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Não há registro de vítimas ou de danos a construções.

Os dois terremotos foram detectados em um intervalo de seis minutos — o primeiro, às 5h23 (hora local, 19h23 em Brasília). Os epicentros de ambos estão muito próximos um do outro, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

MAPA - Tremores na Indonésia — Foto: G1 Mundo

A agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia disse em um comunicado que o terremoto foi sentido em algumas cidades da região, incluindo Bengkulu, que era a mais próxima do epicentro, e Padang.

"Até agora, não houve relatos de danos após o terremoto. Nossa modelagem não mostrou potencial de tsunami a partir deste terremoto", informou a agência.

Tremores no Sudeste Asiático

Esse terremoto ocorre um dia depois de outro tremor, de magnitude 6,6, atingir a região central das Filipinas, outro país localizado em arquipélago no Sudeste Asiático. Ao menos uma pessoa morreu.

A Indonésia fica na área conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico, onde há o encontro de placas tectônicas, que flutuam sobre o manto terrestre. O movimento delas causa os terremotos e pode formar vulcões. Estima-se que cerca de 90% de todos os tremores do mundo aconteçam nessa região.

Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1

Os indonésios ainda vivem o trauma do tsunami de 2004, que matou dezenas de milhares de pessoas na Indonésia e em outros países do Sudeste Asiático.

Em setembro de 2018, um forte tremor causou um tsunami na ilha indonésia de Sulawesi. Mais de 4 mil pessoas morreram, segundo a agência France Presse.

Meses depois, um tsunami atingiu as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia. Centenas de pessoas morreram. Diferentemente do que costuma acontecer, essa onda gigante não foi precedida de um terremoto, e sim de deslizamentos causados por erupções do vulcão Anak Krakatoa. Relembre no VÍDEO abaixo.

Moradores tentam voltar para casa depois de tsunami na Indonésia

Moradores tentam voltar para casa depois de tsunami na Indonésia

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE