Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Programação do Centro Pop comemora Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

A programação seguirá as orientações de prevenção à covid-19, a entrada dos usuários será em grupos de cinco, para registro fotográfico.

 
 -   /
/ /

O Dia Nacional de luta da População em Situação de Rua é celebrado nesta quarta-feira (19), e uma programação para comemorar a data será realizada pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP Dom Lino Vombommel e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) de Santarém, oeste do Pará.

De acordo com a coordenadora Adriana Rego, o objetivo é sensibilizar a todos quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas. “A programação seguirá as orientações de prevenção à covid-19, a entrada dos usuários será em grupos de cinco, para registro fotográfico junto ao painel que destaca o dia nacional", disse.

A data foi instituída em decorrência do ‘Massacre da Sé’, ocorrido em 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, quando 15 pessoas que utilizavam a Praça da Sé, em São Paulo, como moradia improvisada foram brutalmente atacadas na calada da noite, resultando em 7 mortos e 8 feridos gravemente.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito destacou que diante da pandemia, esse público foi amparado pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado prestando o acolhimento temporário emergencial para as pessoas em situação de rua que durante 117 dias, acolheu 77 pessoas, que viviam nas ruas.

“Foi mais um desafio vencido, tivemos a oportunidade de identificar pessoas, de promover encontros familiares e mudar o rumo de algumas histórias de vida, e principalmente cuidar da saúde dessa população”, avaliou Celsa.

O trabalho do Centro POP

O Centro POP Dom Lino Vombommel é uma unidade pública e estatal, de referência e atendimento especializado à população adulta em situação de rua, inserida no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único Assistência Social (SUAS), prevista no artigo 7º do Decreto nº 7.053 de 23 Dezembro de 2009 que institui no Brasil a Política Nacional para a População em Situação de Rua. Foi fundado no dia 30 de janeiro de 2014.

Com um espaço para realização de atendimentos individuais, familiares e em grupo, em condições de sigilo e privacidade, o Centro também promove o acesso a espaços de guardar pertences, higiene pessoal, alimentação e provisão de documentos.

A equipe é composta por psicólogos, assistente social, educador e pedagogo. Também oferece alimentação, atendimentos psicológicos, educativos, além de serviços de saúde, cidadania e lazer, por meio de parcerias.

Até 2019, o Centro Pop Dom Lino Vombommel atendeu 4.282 usuários; cadastrou 1.105 no serviço; executou 5.048 serviços de saúde; viabilizou 335 cartões SUS; através do Serviço Especializado em Abordagem Social, 4.756 atendimentos; inscreveu 192 usuários no Cadastro Único Nacional – CadÚnico; viabilizou 20 Benefícios de Prestação Continuada – BPC; inseriu 12 pessoas no programa Minha Casa, Minha Vida; matriculou 118 na Rede de Educação; inseriu 265 no Mercado de Trabalho; e 161 pessoas retornaram à família.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE