Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Análise: frase poderosa de Kamala Harris em debate ajuda a quebrar estereótipo racista e sexista nos EUA

Ao responder de maneira calma, porém firme, às tentativas de interrupção do vice-presidente Mike Pence, senadora e candidata democrata quebra associação preconceituosa entre mulheres negras e mulheres sem estabilidade emocional.

 

Durante sua participação no debate entre os candidatos à vice-presidência dos Estados Unidos, na quarta-feira (7), a senadora da Califórnia Kamala Harris contribuiu para quebrar um forte estereótipo da cultura norte-americana (assista ao vídeo acima).

Há 30 anos seria inimaginável ver uma mulher negra, na TV, dizer ao vice-presidente do país: “o senhor me dê licença porque eu não terminei de falar”. Mas isso aconteceu muito, já que Mike Pence tentou interromper sua fala por pelo menos 16 vezes (enquanto ela tentou nove).

Para saber por que cada “senhor vice-presidente, eu ainda estou falando” dito por Harris foi tão importante é preciso entender um pouco da cultura dos EUA.

Sua frase se tornou poderosa por um motivo: existe um estereótipo racista, sexista no país, que é o de associar a mulher negra a uma mulher sem estabilidade emocional, uma mulher histérica. Sempre que um homem quer que uma mulher negra se sinta desvalorizada, ele usa esse tipo de associação.

Portanto, Kamala tendo se apresentado durante todo o debate de uma maneira absolutamente calma, falando em tom baixo, no entanto muito firme, e exigindo respeito do oponente, colaborou para a quebra desse estereótipo.

VÍDEOS: debate entre Kamala Harris e Mike Pence

19 vídeos Rumo à Casa Branca: Sr. Vice-Presidente, eu estou falando Veja os principais momentos do primeiro debate entre Kamala Harris e Mike Pence Pence condena protestos contra a morte de George Floyd

ELEIÇÕES NOS EUA 2020

  • Veja o calendário eleitoral

  • Como funciona a eleição

  • Trump x Biden

  • Polêmica dos votos por correio

  • Primeiro debate entre Biden e Trump

  • Debate entre Kamala Harris e Mike Pence

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE