Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Segundo debate entre presidenciáveis nos EUA será virtual, diz comissão; Trump diz que não vai participar

Comissão organizadora decidiu por debate remoto em 15 de outubro devido à preocupação com o coronavírus. Trump diz que se recusa a fazer um debate virtual.

 
 -   /
/ /

A comissão que organiza os debates entre os dois principais candidatos a presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (8) que o segundo confronto entre eles será feito remotamente, sem que os dois estejam no mesmo local. O encontro está agendado para o dia 15 de outubro.

Trump disse que se recusa a participar de um debate virtual. Ele deu uma entrevista por telefone a um programa da rede de TV Fox.

  • Primeiro debate de Trump e Biden teve troca de acusações
  • Debate dos vices teve clima mais tranquilo e cordial

"Eu não vou perder meu tempo com um debate virtual, essa não é a ideia de um debate. Senta-se atrás de um computador e se debate, é ridículo. Isso não é aceitável para a gente", disse ele.

O primeiro debate entre os dois aconteceu em 29 de setembro. Três dias depois, Trump anunciou que estava com Covid-19. Os candidatos a vice também tiveram seu confronto, que foi presencial, nesta quarta-feira.

O presidente afirmou que só soube da decisão de organizar um debate virtual nesta quinta-feira, minutos antes de sua participação por telefone no programa de TV. Ele acusou a comissão que organiza o debate de tentar proteger Biden.

O presidente foi hospitalizado no dia 3 de outubro e voltou à Casa Branca na segunda-feira. No dia de seu retorno, afirmou que estava ansioso para participar de um segundo debate com Biden. Nesta quinta, Trump disse que se sente "pronto para voltar a fazer campanha", mesmo sem ter se curado.

Sem sintomas e de volta à Casa Branca, Trump se diz ansioso por novo debate com Biden

Sem sintomas e de volta à Casa Branca, Trump se diz ansioso por novo debate com Biden

Em nota, a comissão afirmou que o segundo debate terá o formato de um encontro com eleitores. Os candidatos vão participar de locações remotas e distintas. O texto cita a saúde e segurança de todos os envolvidos como um dos motivos para o formato.

O plano é que o moderador, Steve Scully, conduza o debate de um centro de convenções em Miami. Eleitores da região sul do estado da Flórida vão fazer perguntas aos candidatos.

Primeiro debate

O primeiro debate entre os dois candidatos aconteceu no dia 29 de setembro. O confronto foi marcado por interrupções e acusações entre os dois.

Falando muito desde o começo, Trump quase não deu espaço para o adversário, interrompendo inclusive o moderador e tornando difícil a distribuição do tempo.

Biden, irritado, chegou a pedir para que Trump se calasse para que pudesse falar: "Você quer se calar, homem?".

Veja alguns dos temas que foram debatidos no primeiro encontro:

  • A indicação para a Suprema Corte da juíza Amy Coney Barrett;
  • A força dos grupos mais radicais de esquerda dentro do Partido Democrata;
  • Os impostos de Donald Trump, que teria contribuído com US$ 750 em 2016 e não pagou nada em dois anos anteriores;
  • Os protestos e atos políticos durante a presidência de Trump

Debate por transmissão em 1960

Esta não é a primeira vez que um debate de presidenciáveis nos EUA é organizado para ser realizado sem que os debatedores estejam em um mesmo local.

Em 1960, John F. Kennedy e Richard Nixon fizeram um encontro via transmissão (um deles estava em um estúdio na cidade de Nova York, e o outro, em Los Angeles).

Veja vídeos de notícias internacionais

20 vídeos Porta-voz do Programa Mundial de Alimentos descobre o resultado do Nobel da Paz em reunião Programa Mundial de Alimentos da ONU ganha Nobel da Paz Estado americano da Louisiana se prepara para a chegada do furacão Delta nesta sexta (9)

ELEIÇÕES NOS EUA 2020

  • Veja o calendário eleitoral

  • Como funciona a eleição

  • Trump x Biden

  • Polêmica dos votos por correio

  • Primeiro debate entre Biden e Trump

  • Debate entre Kamala Harris e Mike Pence

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE