Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Sesma convoca moradores de Belém para cadastro no SUS

Cadastro ou atualização são obrigatórios para beneficiários de programas do governo federal e também devem ser feito por quem possui plano de saúde particular.

 
 -   /
/ /

Moradores de Belém devem atualizar ou fazer cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo quem tem plano de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a convocação atende à determinação do Ministério da Saúde para garantia de acesso às unidades básicas de saúde e demais serviços públicos, como vacinação e retirada de medicamentos.

A atualização é obrigatória para famílias que recebem benefícios sociais federais, como Bolsa Família. O prazo para conclusão é dia 30 de dezembro.

Cadastro

O cadastro é feito, prioritariamente, no site da prefeitura, sem necessidade de aglomerações ou filas nas unidades municipais de saúde.

Quem não tiver acesso à internet, pode procurar as unidades de saúde ou agente comunitário de saúde para fazer a inscrição presencial.

Para preencher formulário, é preciso CPF ou cartão SUS; o Número de Identificação Social (NIS) para beneficiários de programa sociais federais; telefone; e, se tiver, e-mail.

A Sesma recomenda que, em uma família, o primeiro cadastro a ser feito seja do “Responsável Familiar”, que deverá ser maior de 16 anos e a pessoa responsável por prestar as informações de todos os componentes da família

De acordo com a secretaria, o cadastro de usuários é fundamental para a continuidade dos serviços de saúde, uma vez que será com base nesses registros que o Ministério da Saúde fará a transferência de recursos para as prefeituras.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE