Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Em telefonema, Netanyahu e Biden concordam em se reunir em breve

Segundo comunicado do gabinete do primeiro-ministro israelense - tradicional aliado de Trump - os dois tiveram conversa calorosa e presidente eleito dos EUA reiterou seu profundo compromisso com o Estado de Israel e sua segurança . Biden falou tam

 
 -   /
/ /

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone nesta terça-feira (17) com o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, e os dois concordaram em se encontrar em breve.

Esta foi a primeira vez que os dois se falaram após a vitória de Biden nas eleições de 3 de novembro, ainda não reconhecida pelo presidente Donald Trump.

Netanyahu, um aliado próximo de Trump, parabenizou Biden no início deste mês, mas não se referiu a ele como presidente eleito na ocasião e evitou comentar os resultados da eleição.

Os israelenses apreciavam a campanha de “pressão máxima” de Trump contra o Irã e seu apoio sem precedentes a Israel no conflito com os palestinos. Os planos de Biden de retornar ao acordo nuclear com o Irã e pressionar pelo renascimento do processo de paz no Oriente Médio podem colocá-lo em rota de colisão com Netanyahu, que tinha relações frias com o governo Obama.

“Em uma conversa calorosa, o presidente eleito reiterou seu profundo compromisso com o Estado de Israel e sua segurança”, disse o gabinete de Netanyahu em um comunicado.

Netanyahu “disse que o vínculo especial entre Israel e os EUA é um componente fundamental da segurança de Israel e de sua política. Os dois concordaram em se reunir em breve para discutir os vários assuntos da agenda e reiteraram a necessidade de continuar a fortalecer a aliança constante entre os EUA e Israel”, informa ainda o comunicado.

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, também falou com Biden e o parabenizou pela eleição, chamando-o de “um amigo de longa data do Estado de Israel”. Ele acrescentou: “Nossa amizade é baseada em valores que estão além da política partidária e não temos dúvidas de que, sob sua liderança, os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança e o sucesso de Israel”.

Vídeos: Eleições nos EUA 2020

20 vídeos Diretor que reiterou que eleições nos EUA foram seguras é demitido por Trump Donal Trump demite diretor de agência que assegurou a lisura das eleições americanas Biden faz alerta sobre as consequências negativas da recusa de Trump em reconhecer derrota

ELEIÇÕES NOS EUA 2020

  • Como funciona a eleição

  • Trump x Biden

  • Polêmica dos votos por correio

  • Eleição tem participação histórica e forte polarização

  • Quais são os estados decisivos que merecem atenção na apuração

  • Biden aparece com vantagem em pesquisas, mas resultado é incerto

  • WEBSTORIES: entenda o sistema eleitoral

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE