Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Em livro, pesquisadores de pós-graduação da Ufopa refletem sobre desafios da Resex Tapajós-Arapiuns

Os estudantes abordam, a partir de um enfoque multidisciplinar e interdisciplinar, problemas ambientais, sociais e econômicos identificados a partir do plano de manejo da unidade.

 
 -   /
/ /

Publicado por pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o livro “Pós-Graduação, Ambiente e Populações Ribeirinhas: a práxis de uma ciência solidária na Amazônia” reúne um compilado de reflexões sobre problemas reais enfrentados nas comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, localizada na Bacia do Tapajós, no oeste do Pará.

A obra é organizada pela professora Patrícia Chaves de Oliveira e resulta da disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada de forma remota à turma de mestrado durante a pandemia de Covid-19.

Em 14 capítulos, os estudantes abordam, a partir de um enfoque multidisciplinar e interdisciplinar, problemas ambientais, sociais e econômicos identificados a partir do plano de manejo da unidade de conservação, como conflitos sociais, produção madeireira, poluição das águas, cadeia produtiva de produtos florestais não madeireiros e outros assuntos.

Além do livro, o grupo também produziu folders, cartilhas, plantas e mapas conceituais em linguagem mais acessível para os comunitários da Resex.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE