Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

República Democrática do Congo declara fim do 11º surto de ebola

O surto infectou 130 pessoas e deixou 55 mortos desde 1º de junho, de acordo com a Organização Mundial da Saúde OMS .

 
 -   /
/ /

O Ministério da Saúde da República Democrática do Congo, na África Central, declarou nesta quarta-feira (18) o fim do surto de ebola que infectou 130 pessoas e matou 55 no país. Os primeiros casos haviam sido detectados em junho.

O surto atingiu a província de Équateur, no oeste do país, "em comunidades espalhadas por densas florestas tropicais" e em "áreas urbanas lotadas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • República Democrática do Congo, o país que enfrenta surtos de ebola, Covid-19 e sarampo ao mesmo tempo

O Congo sofreu 11 surtos de ebola desde que o vírus foi descoberto perto do rio Ebola em 1976, mais do que o dobro de qualquer outro país.

Vacina contra o Ebola é dada na cidade de Mbandaka, na República Democrática do Congo — Foto: REUTERS/Kenny Katombe/File Photo

O ministro da Saúde, Eteni Longondo, atribuiu o sucesso da resposta à pronta disponibilidade de vacinas e tratamentos, bem como aos esforços para mover os centros de tratamento para mais perto das comunidades locais.

Segundo a OMS, mais de 40 mil pessoas foram vacinadas em comunidades espalhadas por florestas tropicais que muitas vezes não tinham eletricidade. Os médicos usaram um armazenamento de cadeia de frio para manter a vacina em temperaturas tão baixas quanto -80ºC.

“A tecnologia usada para manter a vacina do ebola em temperaturas superfrias será útil ao trazer uma vacina contra a Covid-19 para a África", disse Matshidiso Moeti, diretor regional da OMS para a África.

"O fim deste surto serve como um lembrete de que os governos e parceiros devem continuar a concentrar a atenção em outras emergências, mesmo que a luta contra a Covid-19 persista", alertou a OMS.

  • Mortes por sarampo aumentaram 50% em quatro anos, alerta OMS

Entenda como o ebola é transmitido nos seres humanos — Foto: Arte G1

VÍDEOS: Mais vistos do G1

20 vídeos Veja o momento em que motorista é baleado em posto de gasolina de Niterói Câmera de segurança registra 'clarão' causado por queda de meteoro no RS Prédio tomba em Betim e afeta casas ao redor; 15 famílias ficam desalojadas

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE