Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Presidente da Câmara pede a Mike Pence que acione 25ª Emenda para afastar Trump da presidência

Segundo Nancy Pelosi, se vice-presidente e gabinete não o fizerem, Congresso pode estar preparado para prosseguir com impeachment; O presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição contra a América , justificou. Remoção permanente necessita da

 
 -   /
/ /

A presidente da Câmara dos deputados dos EUA, Nancy Pelosi, informou nesta quinta-feira (7) que solicitou ao vice-presidente Mike Pence que acione a 25ª Emenda da Constituição para afastar o presidente Donald Trump do cargo, após a invasão ao Capitólio na tarde de quarta.

Políticos americanos exigem afastamento imediato do Presidente Donald Trump

Políticos americanos exigem afastamento imediato do Presidente Donald Trump

"Eu me uni ao líder democrata no Senado ao pedir ao vice-presidente que destituísse este presidente invocando imediatamente a Emenda 25. Se o vice-presidente e o gabinete não o fizerem, o Congresso pode estar preparado para prosseguir com o impeachment", disse Pelosi a jornalistas em um pronunciamento.

A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, fala sobre a solicitação da 25ª Emenda contra Donald Trump, na quinta-feira (7) — Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite

“O presidente cometeu um ataque indescritível à nossa nação e ao nosso povo. O presidente dos Estados Unidos incitou uma insurreição contra a América”, justificou a deputada.

  • Entenda como a 25ª Emenda, para remover Trump do cargo, pode ser aplicada

Na quarta-feira, o líder democrata no Senado, Chuck Schumer, já havia falado sobre sua intenção de fazer o pedido a Pence, e um grupo de congressistas democratas enviou uma carta nesse sentido ao vice-presidente.

Segundo a imprensa dos EUA, alguns líderes do Partido Republicano também discutem a possibilidade de apoiar a convocação da 25ª Emenda, por concordar que Trump seja o responsável por incitar os atos de violência da quarta-feira.

Manifestantes pró-Trump adentram o Capitólio em protesto — Foto: Saul Loeb/AFP

A 25ª Emenda teria de ser acionada pelo vice Mike Pence, com a anuência da maioria dos membros do Gabinete de Trump. A ação é cabível de contestação por parte do presidente, em uma carta redigida ao Congresso. A remoção permanente do mandatário necessita da aprovação da maioria de dois terços do Congresso – 67 senadores e 290 representantes.

Como explica a colunista Sandra Cohen, ratificado em 1967, como reflexo do assassinato de John Kennedy, o instrumento legislativo pode ser invocado quando o presidente se mostra incapaz de desempenhar suas funções por uma doença física ou mental.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE