Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hospital Ophir Loyola passa a atender pacientes com sintomas neurológicos pós-Covid

Foi criado um ambulatório destinado apenas à avaliação desses pacientes.

 
 -   /
/ /

O Hospital Ophir Loyola passou a ofertar atendimento especializado para pacientes com manifestações neurológicas pós-Covid, em Belém. Foi criado um ambulatório destinado apenas à avaliação desses pacientes, a fim de identificar eventos neurológicos associados com a infecção por SARS-CoV-2. O espaço começou a funcionar desde a última sexta-feira (8).

Estudos realizados no Brasil e no mundo apontam que a doença infecciosa pode provocar também alterações no campo neurológico, tanto na fase aguda quanto na fase posterior à infecção. Os danos cerebrais, quando presentes, em pessoas infectadas pelo coronavírus são causados, principalmente, por processos desencadeados pela reação do organismo à presença do vírus, como inflamação, sangramento e formação de trombos.

“Caso seja identificado indivíduo com o perfil do novo ambulatório, ele será direcionado a uma das subespecialidades da neurologia e receberá todo o suporte necessário na investigação e acompanhamento destas alterações, como consulta médica, avaliação neuropsicológica, exames de imagem e laboratoriais, conforme a necessidade específica de cada um”, informa o coordenador do Serviço de Neurologia, Hideraldo Cabeça.

Segundo Hideraldo, a equipe de neurologia do hospital já recebeu pacientes com queixas relacionadas à memória, ao sono, ao distúrbio da marcha, alterações sensitivas, dor de cabeça, doença vascular cerebral, perda de olfato e paladar mantidas por tempo variável e outras manifestações clínicas ainda em avaliação pelo grupo de especialistas.

“A ideia é identificar corretamente essas manifestações clínicas, realizar a investigação adequada e proporcionar tratamento pertinente ao paciente. O ambulatório funcionará por meio de referência/contrarreferência a partir dos encaminhamentos dos usuários do SUS com manifestação e história clínica compatível, encaminhados pela regulação ao serviço de triagem ambulatorial neurológica do Hospital", afirmou Cabeça.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE