Cidades
Homem em surto ataca policial com golpes de barra de ferro e morre durante intervenção da PM em Belém
Caso ocorreu no Tenoné. Segundo familiares, homem estava em surto psicótico. Policial atacado está internado na UTI.
- - G1 / FolhaPA
Um homem em surto morreu durante uma tentativa de intervenção da Polícia Militar, na segunda-feira (12), no bairro do Tenoné, em Belém.
Segundo a PM, a equipe atendeu ao chamado da população para conter o homem que ameaçava as pessoas. Durante essa ação, um policial militar foi ferido.
Vídeos gravados por celular mostram o momento em que policiais militares das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) cercam o homem e efetuam vários disparos. Os tiros eram de bala de borracha e foram usados para conter Luiz Carlos Rodrigues, de 43 anos, que era esquizofrênico a apresentava surtos há uma semana.
Uma moradora que não quer ser identificada ouviu os tiros. “Ouvi os tiros, eu estava dentro de casa e não fui ver. E o comentário é que já tinha acontecido de quebrar a SAMU porque não conseguiram segurar ele. Todo mundo com certeza está assustado porque é lamentável acontecer na nossa rua, é horrível”.
O vídeo mostra ainda Luiz, armado com uma barra de ferro, perseguindo um dos PMs. O agente cai no chão e o morador transtornado agride o policial com golpes na cabeça. Um outro policial revida e atira contra o morador, que morreu no local.
Segundo familiares, Luiz tinha depressão há seis anos e tomava remédios controlados. Rotina que ele não estava seguindo nos últimos dias, por descuido. “A semana toda a gente ligou para o SAMU, para o Corpo de Bombeiros e a desculpa é que um só poderia vir se o outro viesse. Quando eles vieram e viram ele, eles ficaram com medo”, conta Maria Silva, irmã de Luiz.
O agente está internado no Hospital Metropolitano. A PM informou que ele está na UTI e passa por exames de tomografia e avaliação neurológica. Ele também recebe acompanhamento do corpo militar de saúde da PM.