Mundo
Onda de frio atinge os EUA; Texas registra falta de energia elétrica após tempestade de gelo
Serviço meteorológico dos EUA avisa que temperaturas podem bater mínimas históricas em estados do sul, onde mesmo o inverno costuma ser mais ameno.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/H/x/D8kODERzmeED9SpVueQw/ap21046243996688.jpg)
A onda de frio nos Estados Unidos continuou a provocar transtornos nesta segunda-feira (15), especialmente no sul do país. No Texas, onde geralmente o inverno tem temperatura mais amenas do que em outras regiões, nevascas causaram a queda de energia elétrica.
De acordo com o site poweroutage.us, especializado em abastecimento de eletricidade nos EUA, cerca de 2,6 milhões de pessoas ficaram sem energia no Texas. Autoridades do estado alertaram os moradores para redobrassem o cuidado nas estradas, uma vez que semáforos ficaram desligados ao longo do dia.
Mulher caminha pelas ruas de San Antonio, Texas (EUA), durante tempestade de neve no domingo (14) — Foto: Eric Gay/AP Photo
Por causa do frio incomum, o presidente Joe Biden declarou emergência no Texas na noite deste domingo (14). A declaração permite que o estado receba ajuda federal para dar conta do combate aos transtornos causados pelas tempestades.
Pessoas brincam na neve durante nevasca em San Antonio, Texas (EUA), no domingo (14) — Foto: Eric Gay/AP Photo
Na semana passada, a onda de frio espalhou gelo e neve pelas rodovias do estado. Um grande engavetamento com mais de 130 veículos deixou seis mortos e dezenas de feridos, que precisaram de atendimento nos hospitais já cheios por causa da pandemia do coronavírus.


Texas, nos EUA, enfrenta rara onda de frio congelante
O Estado americano do Texas é conhecido por seus amplos desertos e fortes ondas de calor. No entanto, neste momento, ele está coberto por uma grossa camada de gelo.