Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Profissão ADM: O dia a dia de quem comanda as redes dos participantes do '''BBB21'''

Equipes têm amigos ou familiares e a coisa é séria: há grupos de WhatsApp com ADMs que combinam estratégias e alianças. Conheça donos dos perfis de Gil, Juliette, Caio, Sarah e Thaís.

 
 -   /
/ /

A participação no "BBB21" não se resume ao que os convidados fazem no confinamento. Pelo contrário (e cada vez mais), o trabalho das redes sociais tem se mostrado uma peça importante no jogo.

Ser o administrador, o famoso ADM, das contas de um participante de "BBB" requer uma dedicação quase que exclusiva. No grupo Pipoca, sem famosos, amigos e familiares costumam comandar tudo.

O nível de organização difere, mas há pontos em comum nos ADMs ouvidos pelo G1 (Juliette, Sarah, Gil, Caio e Thaís):

  • Todos foram escolhidos por serem pessoas de confiança, sem ter experiência com marketing digital;
  • Eles procuraram organizar uma equipe profissional (remunerada ou não) para redes sociais;
  • Buscam mostrar quem é o participante dentro e fora da casa;
  • Apesar de considerarem o Twitter a peça-chave, desses cinco, só Gilberto usava a rede social antes;
  • Criam alianças com outros ADMs e mobilizam mutirões e ações conjuntas por meio de um grupo de WhatsApp;
  • Trabalham para esclarecer polêmicas e pensam na imagem pós-BBB;
  • Alguns participantes deixaram orientações e pedidos antes de entrar no reality, mas outros não;
  • Diferentemente dos anos anteriores, ADMs nem sempre são "isentões" e divergem de pedidos ou opiniões dos participantes que representam.

Juliette e a amiga maquiadora

Juliette alcançou 8 milhões de seguidores no Instagram em 20 dias de 'BBB21' — Foto: Arte/G1 com dados de 15/02

Deborah Vidjinsky divide um espaço de maquiagem em João Pessoa com Juliette há cinco anos. Ela diz que virou ADM por ser uma pessoa que conhece muito a maquiadora e pelo fato de o marido ter uma agência de marketing.

A ideia de Juliette era que a amiga e mais uma pessoa dessem conta do recado. Puro engano. Hoje, a equipe da paraibana tem 15 pessoas entre redatores, designers, jornalistas e pessoas que cuidam das redes sociais.

Feito por amigos e conhecidos, o trabalho não é remunerado e fez com que o número de seguidores no Instagram saltasse de 3 mil para 8 milhões em 20 dias.

"Foi uma loucura, tudo rápido, a gente não esperava. Junto com isso vem muita cobrança, muita mensagem, mas também vem muito conteúdo legal. Os fãs geram conteúdos ricos, desenhos, vídeos, fotos", diz a amiga.

A mobilização em torno dos mutirões e a articulação com outros ADMs é vista como fundamental para "engrossar o caldo".

"Aqui fora a gente sabe que cada um precisa do outro, então são alianças muitas vezes necessárias. Em determinado momento, isso também não vai existir, a gente sabe que é uma competição, mas é importante ter aliados, mesmo que não sejam amigos."

Juliette e Deborah — Foto: Acervo Pessoal/Deborah Vidjinsky

A parte mais difícil para Deborah tem sido separar o pessoal do profissional, principalmente após os várias cenas de preconceito que Juliette sofreu na casa nas primeiras semanas.

"Ela é uma irmã pra mim, então tudo que vem de negativo, fico triste, choro, mas tento não levar essa parte pessoal para o trabalho."

A maquiadora não sabe se vai continuar na função de ser uma assessora depois do programa, mas já manda um recado para os outros amigos.

"Já proibi todos os meus amigos de algum dia inventar de se inscrever em um reality show. Eu cancelo para sempre essa amizade, não quero mais", brinca.

  • Sotaque carregado ganha reality? 'BBB21' reacende discussão sobre 'caipirice' fake e preconceito

Gil e o amigo carioca

Gilberto já usava o Twitter para comentar outros realities antes de entrar no 'BBB21' — Foto: Arte/G1 com dados de 15/02

Quem ficou com a missão de ser o ADM de Gil foi Pedro Costa, do Rio. O carioca se mudou para Recife para fazer um mestrado em Economia e conheceu o amigo, doutorando na mesma área.

"Como a gente conversa muito, sempre tento trazer esse ponto do que ele falaria do que ele pensaria, falaria", diz, sobre o jeito que conduz as redes sociais.

Dos cinco participantes, apenas Gil já usava o Twitter. Antes de promover mutirões para garantir a permanência de Gil na casa, ele e os amigos tiveram que se posicionar quando a negritude de Gil foi questionada no programa.

"É uma das pautas das nossas conversas. Quando ele foi anunciado, sabia que isso seria um ponto de discussão, mas achei que partiria das redes sociais, partiria aqui de fora, mas foi ao contrário", diz Costa.

"Muitas das críticas em relação ao jeito dele são atravessadas por homofobia, por uma questão de uma heteronormatividade desde o primeiro dia."

  • Como colorismo virou debate no 'BBB21' e por que negritude de Gilberto é questionada?

O amigo mestrando garante que Gil é igual fora da casa. "Ele não tem essa preocupação tão grande com a imagem, então ele vai muito pela intuição."

A imagem pode não ser uma preocupação, mas o número de seguidores no Instagram era. Tanto que o próprio Gilberto falou que chegou a comprar 7 mil seguidores antes do programa. "Achou que era um ponto importante pensando no BBB."

Costa diz que Gil ficou preocupado em deixar o trabalho para ele que está escrevendo a dissertação do mestrado, mas o amigo enxerga esse momento como uma retribuição ao acolhimento de Gil em Recife.

Sarah e a roomate de Los Angeles

ADM da Sarah vê conta no Twitter como '90% do jogo' fora do 'BBB21' — Foto: Arte/G1 com dados de 15/02

A rotina de Ellen Peters mudou quando Sarah entrou no "BBB21". Ela mora em Los Angeles e passou a acordar às 3h da manhã para acompanhar o movimento na casa.

Ellen é melhor amiga de Sarah e sabia desde o começo que a amiga estava se inscrevendo no programa. Sobrou tempo, então, para conversar sobre posicionamento.

"Ela pediu para a gente ir de forma leve e com bom humor. Sabe uma postura mais educada?", diz. As brasileiras moraram juntas nos Estados Unidos por dois anos, entre 2017 e 2019.

"Tudo é motivo para cancelamento, 'mimimi' e ela falou: 'Aconteça o que acontecer, vamos manter essa linha que é quem eu sou na vida real: Bom humor, leveza e nunca ir para briga."

Sarah chegou a gravar conteúdos para serem publicados enquanto estivesse na casa, assim como fizeram Karol Conká, Carla Diaz, Camilla de Lucas, Pocah e outros participantes do Camarote, mas não gostou do resultado.

"Ela falou: 'Olha, a Manu Gavassi fez e ficou demais, mas eu não sou a Manu. Não quero ser uma cópia", lembra.

"Com relação ao material mais elaborado dos outros participantes do Camarote, acho que é o esperado, na verdade. Investir em uma assessoria mais cara, ter um material diferenciado, afinal eles já vivem com isso."

Participantes do Camarote, do 'BBB21', deixaram vídeos gravados para equipes usarem nas redes sociais, assim como fez Manu Gavassi ('BBB20') — Foto: Reprodução/Instagram Karol Conka, Fiuk, Viih Tube, Camilla de Lucas e Carla Diaz

Das quatro amigas que cuidam do ADM, só uma, Natália Dias, trabalhava com redes sociais e lidera essa parte de Twitter e Instagram com a ajuda de mais duas pessoas.

Para Ellen, a estratégia nas duas redes é diferente: "O Twitter é importantíssimo para retribuir o carinho dos fãs, ter diálogo e fazer as alianças, os mutirões. Digamos que tem 90% de peso."

"Não vejo o Instagram dela tanto como formador de opinião. É como se fosse uma referência de quem ela é, a gente vai sempre frisar uma coisa engraçada, os memes dela espiã, fofoqueira."

Ellen encara a função como uma "grande responsabilidade", mas se sente confortável na posição por conhecer bastante Sarah e pela participação da amiga no programa.

"Ela está ajudando muito a gente. É um trabalho bem mais fácil, porque ela está tendo atitudes coerentes, então o positivo é muito maior que o negativo."

A ADM não vê problema em se posicionar de forma contrária à de Sarah por conseguir ter uma visão macro do jogo. Tanto que no paredão entre Juliette, Gil e Arcrebiano, a brasiliense chegou a pedir para a torcida votar em Juliette, mas o posicionamento nas redes de Sarah foi #ForaBill.

Thaís e o primo Igor

Thaís não teve um crescimento tão expressivo nas redes como Sarah, Gil e Juliette — Foto: Arte/G1 com dados de 15/02

Brincar com as atitudes dos participantes não era algo muito recorrente em "BBBs" anteriores, mas o ADM da Thaís, liderado pelo primo Igor Dornela, não hesitou em se manifestar antes da participante ficar com Fiuk.

Para Dornela, o jeito mais leve e descontraído é uma forma de se aproximar dos seguidores.

"Começou na brincadeira mesmo. A gente notava que sempre os administradores dos outros anos tinham uma linguagem muito formal, uma conversa muito séria", explica.

"A gente testou e viu que quando a gente brincava os seguidores gostavam, então começou meio que uma troca de carinho mesmo."

Thaís e os três primos brincavam de "BBB" quando eram crianças, então ficar com a responsabilidade de cuidar das redes foi natural para Igor, que trabalha como engenheiro civil.

Redes de Thaís, no 'BBB21', são administradas pelo primo Igor e mais 14 pessoas — Foto: Acervo Pessoal/Igor Dornela

Além de mostrar as cenas da casa, a equipe de 15 pessoas também compartilha imagens e vídeos antigos e busca posicionar a imagem para o pós-BBB.

"Thais é dentista, modelo e DJ. Ela gosta de festa, mas é uma menina de igreja ao mesmo tempo. Estamos tentando mostrar as várias faces da Thais. Todo mundo é muito mais do que o que está acontecendo ali."

Fora da casa, a participante é considerada uma pessoa sem iniciativa, "planta" como a internet prefere chamar, mas Dornela defende a prima e diz que ela não é "passiva".

"Pode não parecer mas ela é uma pessoa muito impaciente e estressada. Ela tinha esse medo de chegar causando uma impressão ruim nas pessoas, porque não faz na maldade, é o jeito dela, então ela está segurando a onda dela justamente para não ser cancelada."

"No jogo até agora a Thais está ouvindo muito e se podando muito. Naturalmente ela vai começar a se soltar, mostrar esse lado mais forte, ela não é tão passiva, dá para ver que ela está pisando em ovos. Vejo muito esse medo do cancelamento nela."

Caio e o Rodolpho com PH

Crescimento de seguidores apavorou família de Caio após anúncio na entrada no 'BBB21'; hoje são mais de 3 milhões de seguidores no Instagram — Foto: Arte/G1 com dados de 15/02

Não é só dentro da casa que Caio tem um amigo chamado Rodolffo. Na infância em Anápolis, ele cresceu ao lado de Rodolpho Santos e o empresário virou um dos ADMs das redes de Caio, depois de a família "se desesperar" com o aumento de seguidores após o anúncio dos participantes.

"Ele saiu de 800 seguidores para 50 mil em 12h", lembra Santos. Quatro amigos se reuniram e começaram a coordenar e profissionalizar rapidamente a equipe que, hoje, tem sete pessoas.

Além das redes, o ADM adotou a estratégia de usar grupos de WhatsApp para mobilizar seguidores e fãs do Caio. São 12 grupos com 256 pessoas.

"A gente tem 3 mil pessoas com acesso rápido, onde a gente pode desfazer algum mal entendido, consegue espalhar mensagens mais rápido quando começa a sair algum boato", explica.

Caio ficou muito amigo do cantor sertanejo Rodolffo no 'BBB21' — Foto: Reprodução/Globoplay

Os grupos devem ter bombado quando Caio falou que tinha colocado ovo quente na boca de um cachorro.

As pessoas na internet repercutiram muito o assunto, e coube ao ADM dar contexto à frase e mostrar o vídeo completo em que o participante fala que "jamais agrediria um animal".

"Votação, por exemplo, a gente não passou ainda, mas já apoiou o Rodolffo, então a gente fez a dinâmica com os grupos que disputam entre eles, quem consegue fazer mais votos sempre ganha alguma coisa".

Em troca do apoio e mobilização, Santos diz que o pedido mais recorrente é que o perfil do Caio siga "de volta" o fã. "Às vezes a gente sorteia alguns follows e vai criando motivações para eles estarem sempre participando".

ADMs articulados

Quem acompanha a atividade dos perfis no Twitter já percebeu uma articulação entre os ADMs "amigos". Além do apoio em mutirões, rola o movimento de subir hashtags e muita brincadeira entre os perfis.

A organização é feita através de um grupo em que estão os responsáveis pelas contas de Arcrebiano, Arthur, Caio, Camila, Carla, Gil, Juliette, Projota, Sarah, Thaís e Lucas, segundo Santos, do time Caio.

Por enquanto, o clima é harmonioso entre os ADMs e rolam até brincadeiras durante a exibição do programa editado.

"A gente sempre tenta respeitar o máximo possível o outro participante por mais que tenha atrito dentro da casa. Enquanto for assim, todo mundo vai se respeitando e fica leve. Se lá na frente, aqui fora, começar a acontecer os embates, aí eu não sei se o grupo dura", afirma Santos.

ADMs combinam mutirões e alianças em grupo de WhatsApp e espalham informações nas redes sociais — Foto: Reprodução/Twitter/Juliette Freire, Gilberto Nogueira e Sarah Andrade

Ellen, uma das ADMs de Sarah, fala sobre como o apoio muda de acordo com o ADM: "O que a gente tem visto é que alguns abraçam a causa, mas outros que esperam até o último instante para ver se a gente está bem para decidir o apoio ou não".

"Entre quem é pipoca, que é essa coisa mais amadora digamos assim, existe uma união muito grande. Eu não vi isso por parte do Camarote, muito pelo contrário, até tentei com uma pessoa do Camarote e a gente não teve uma boa resposta", finaliza.

Semana Pop conta fofocas e tudo o que você precisa saber sobre os VIPs do 'BBB 21 Semana Pop conta fofocas e tudo o que você precisa saber sobre os VIPs do 'BBB 21 8 min Semana Pop conta fofocas e tudo o que você precisa saber sobre os VIPs do 'BBB 21'

Semana Pop conta fofocas e tudo o que você precisa saber sobre os VIPs do 'BBB 21'

Não conhece Camilla de Lucas? Nunca ouviu falar em Viih Tube? O Semana Pop te ajuda. Entenda quem é cada um dos BBBs famosos antes da estreia do programa, na segunda (25).

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

VÍDEOS: Semana Pop explica temas do entretenimento

99 vídeos Saudade do Carnaval? Semana Pop lista dez desfiles históricos para curtir Perdido no Globo de Ouro? Semana Pop tem guia rápido para começar temporada de premiações Mal ou bem, só se fala nele: Semana Pop explica por que Fiuk gera tanta atenção no 'BBB21

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE