Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Soldados LGTB expulsos do exército britânico poderão recuperar medalhas

Até o ano 2000, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros não podiam servir no exército britânico. Na década de 1990, um militar que haviam recebido medalhas na Guerra das Malvinas foram condenado por bissexualidade e perdeu a homenagem.

 
 -   /
/ /

Os soldados que foram expulsos do exército do Reino Unido por sua orientação sexual ou identidade de gênero poderão recuperar suas medalhas, anunciou nesta terça-feira (16) o Ministério da Defesa.

Até o ano 2000, lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros não podiam servir no exército britânico.

Alguns foram expulsos (entre 200 e 250 por ano, segundo o jornal "The Guardian") e perderam suas medalhas quando foram desmobilizados.

Em seu site, o Ministério da Defesa declarou estar "empenhado em remediar esse erro histórico", implementando "uma política que permita a essas pessoas reivindicarem a devolução de suas medalhas".

Os soldados afetados - ou seus parentes próximos, caso já tenham morrido - podem agora solicitar que seus casos sejam examinados e poderão receber uma nova medalha.

O primeiro-ministro Boris Johnson comemorou a notícia, que permitirá "enfrentar um erro histórico" e reparar esta "enorme injustiça".

O anúncio também foi saudado pela associação de veteranos Fighting with Pride.

A mudança ocorre após a batalha legal do ex-veterano da Guerra das Malvinas Joe Ousalice, que no ano passado conseguiu reaver a medalha que lhe foi confiscada quando foi forçado a deixar a Marinha Real por causa de sua orientação sexual.

Natural de Southampton, agora com 70 anos, ex-operador de rádio que também serviu no Oriente Médio e na Irlanda do Norte durante sua carreira de 18 anos, foi destituído de sua medalha por seus anos de serviço e boa conduta após ser condenado por um conselho de guerra em 1993 por sua bissexualidade.

Veja um vídeo de 2012 sobre a Guerra das Malvinas, na qual ele lutou.

Ex-combatentes relembram a Guerra das Malvinas Ex-combatentes relembram a Guerra das Malvinas 5 min Ex-combatentes relembram a Guerra das Malvinas

Ex-combatentes relembram a Guerra das Malvinas

A Guerra das Malvinas marcou uma geração de argentinos, britânicos e moradores do arquipélago. Muitos voltam ao mesmo lugar para lembrar o passado. Com a aproximação do aniversário do início da guerra aumenta o número de veteranos que visitam a ilha.

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

Veja os vídeos mais assistidos do G1

200 vídeos Gêmea Sofia conta sobre o que espera após cirurgia de readequação de sexo VÍDEO: Festas no Vidigal reúnem centenas de pessoas no Rio VÍDEO: Terremoto de magnitude 7,1 atinge a costa de Fukushima, no Japão

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE