Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Vereador cobra informações à Seminfra sobre obra de prolongamento da Av. Moaçara

Biga Kalahare PT foi acionado por moradores do Residencial Salvação que reclamam de transtornos provocados pela obra de infraestrutura.

 
 -   /
/ /

Durante sessão remota da Câmara Municipal de Santarém, oeste do Pará, na segunda-feira (15), o vereador Biga Kalahare (PT) disse que que protocolou pedido solicitando informações técnicas da Seminfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) sobre as obras de prolongamento da avenida Moaçara, que passa por trás do Residencial Salvação.

O pedido foi motivado por relatos feitos por moradores do Residencial Salvação ao vereador petista, de que nos dias de chuva mais forte, grande quantidade de areia tem descido para a área das casas da última rua do residencial, provocando transtornos às famílias que têm suas casa invadidas por lama, como aconteceu na madrugada de segunda-feira, havendo necessidade de uma ação emergencial de infraestrutura no local, como foi mostrado no Jornal Tapajós 1ª edição (veja o vídeo abaixo).

Santarenos têm tido prejuízos com fortes chuvas dos últimos dias Santarenos têm tido prejuízos com fortes chuvas dos últimos dias 4 min Santarenos têm tido prejuízos com fortes chuvas dos últimos dias

Santarenos têm tido prejuízos com fortes chuvas dos últimos dias

Em alguns bairros, a enxurrada invadiu casas. Assista na reportagem.

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

No pedido protocolado na Seminfra, o vereador Biga Kalahare questiona:

  • Valor total da obra;
  • Desapropriações feitas ou planejadas para execução da obra;
  • Se há estudo de impacto ambiental;
  • Havendo, se o referido estudo foi apresentado à secretaria Municipal ou Estadual de Meio Ambiente;
  • Se há medidas de contenção aos danos ambientais causados; e
  • Se há medidas de contenção a danos materiais ocasionados por casos fortuitos ou de força maior.

“Não se sabe se houve um estudo social e de impacto ambiental. A população da área está com medo que ocorra um desmoronamento. É necessário avaliar a situação da obra e dessas famílias”, observou o vereador.

Uma das moradoras do Residencial Salvação que está tendo problemas por conta da obra de prolongamento da avenida Moaçara é Sirlene Santos. Ela mora na Rua Carcará, a última do residencial e alega que os problemas iniciaram logo que os trabalhos de abertura da via começaram a ser executados na área.

"Antes chovia, mas não acontecia isso, mas depois que começou essa obra aí, pronto, veio quebrando mureta, veio destruindo tudo. Perdi minhas coisas; a casa ficou cheia de lama. Perdi meu guarda-roupa, colchão. Nos dias em que chove, a gente não dorme”, relatou a moradora.

A cada chuva o rastro de lama se forma na obra de prolongamento da avenida Moaçara, em Santarém-PA — Foto: Ascom Ver. Biga Kalahare/Divulgação

Integrantes de uma das associações de moradores do residencial pediram a presença do secretário municipal de Infraestrutura e da Defesa Civil para mostrar os prejuízos, após a chuva na manhã de segunda-feira.

Segundo Wildes Abenathar, responsável pela pasta de Meio Ambiente da associação, representantes da prefeitura estiveram no residencial dialogando com os comunitários, mas o que foi repassado aos moradores não transmitiu tranquilidade. "Eles disseram que a construtora responsável pela obra fez as contenções para evitar novas enxurradas. Mas isso não vai acontecer nunca, porque a contenção que eles fizeram não aguenta uma chuva de uma hora”, pontuou.

Na manhã desta terça-feira (16), o vereador Biga Kalahare acompanha visita técnica do secretário de Infraestrutura Daniel Simões e representantes da empresa responsável pela obra de prolongamento da avenida Moaçara, para levantamento da situação em que se encontram as casas do residencial Salvação após as últimas chuvas, e para definição das providências que serão tomadas.

VÍDEOS: Mais vistos do G1 Santarém e Região

200 vídeos Adolescente de 15 anos morre afogado na praia do juá, em Santarém Parcela do auxílio emergencial já está disponível Solidariedade tem sido uma arma poderosa contra a covid

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE