Cidades
Realização de testes de Covid-19 é normalizada em Monte Alegre, no PA, após chegada de kits
Oferta de testes para pacientes com sintomas leves chegou a ficar suspensa por dois dias devido ao atraso na entrega de kits.
- - G1 / FolhaPA
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/3/3loKgAQzixY4uq1t5gwA/teste-covid-monte-alegre.jpg)
As unidades de saúde do município de Monte Alegre, no oeste do Pará, já estão realizando os testes para Covid-19. O serviço ficou suspenso por dois dias para o público que apresentava sintomas leves, devido à grande procura no Hospital Municipal e ao atraso na entrega dos kits para coleta de material.
Segundo a secretária de Saúde do município, Gláudia Santos, a falta de testes para pacientes com sintomas leves se deu porque ficaram poucos testes no Hospital Municipal, e foi priorizado quem já estava sendo atendido naquela unidade, com suspeita da Covid-19.
O teste RT-PCR, realizado a partir da coleta de secreção nasal, com introdução de haste no nariz não faltou.
Gláudia explicou que houve um atraso do voo de Belém para Santarém. “A empresa fornecedora enviou o material, porém não conseguimos receber no dia previsto”, informou a secretária.
Ainda de acordo com Gláudia, no fim de semana o material chegou e foi possível realizar os testes tanto com pacientes internados, quanto com aqueles que apresentavam sintomas leves e buscaram o atendimento nas unidades de saúde do município. “Estamos realizando nossos testes normalmente. Recebemos hoje mil unidades e, a empresa fornecedora já está providenciando mais 3 mil unidades para enviar a Monte Alegre”, completou a secretária.
Procura por testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 é crescente em Monte Alegre-PA — Foto: Prefeitura de Monte Alegre/Divulgação
Triagem antes do teste
Tanto a rede pública quanto na rede privada é necessário que a pessoa passe primeiro por uma triagem e receba um pedido médico para o teste. Ou seja, não é possível chegar ao hospital e pedir o exame sem encaminhamento. Ele só deve ser feito se o especialista achar necessário, após observar o estado clínico do paciente.
O teste rápido é utilizado na detecção de anticorpos contra o SARS-CoV-2. Ele detecta a presença de anticorpos no sangue do paciente (poucas gotas extraídas por punção do dedo), que são produzidos pelo sistema imunológico após o contato com o coronavírus. A produção desses anticorpos requer algum tempo e, por isso, esse teste só deve ser realizado ao menos 8 dias após o início dos sintomas (ideal por volta do 10º dia). A realização do teste antes desse período pode levar a um resultado “falso negativo”, por não haver quantidades suficientes de anticorpos nesses momentos.
Já o RT-PCR é o teste molecular utilizado como padrão de segurança para a detecção do SARS-CoV-2. Ele detecta o material genético do vírus em secreções do paciente, geralmente coletadas na orofaringe e nasofaringe por swab, embora outras amostras possam ser utilizadas, como o escarro.
A carga viral é maior no início da infecção e, por isso, a realização do RT-PCR é recomendada, preferencialmente, nos primeiros 7 dias após o início dos sintomas. Por isso, esse teste é o recomendado para confirmar o diagnóstico atual de Covid-19 em pacientes com suspeita clínica.
VÍDEOS: Mais vistos do G1 Santarém e Região