Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Você viu? Deputado preso, mudança na Petrobras, vacinação paralisada, desrespeito no carnaval e a missão Marte

Leia seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 15 a 19 de fevereiro.

 
 -   /
/ /

Capitais suspendem vacinação contra a Covid por falta de doses. Brasil ultrapassa marca de 10 milhões de casos registrados da doença e se aproxima de 245 mil mortos. STF autoriza depoimentos e acesso a e-mails em investigação sobre Eduardo Pazuello. OMS aprova uso emergencial da vacina de Oxford. Câmara decide manter Daniel Silveira preso; deputado fez apologia ao AI-5 e atacou o STF. Após sucessivas altas no preço dos combustíveis, Bolsonaro anuncia indicação de general Joaquim Silva e Luna para assumir presidência da Petrobras no lugar de Roberto Castello Branco. Cantor Belo é solto após prisão por fazer show clandestino. E no espaço, robô Perseverance, da Nasa, pousa em Marte.

Imunização paralisada

Um mês da vacinação contra Covid-19 no Brasil Um mês da vacinação contra Covid-19 no Brasil 1 min Um mês da vacinação contra Covid-19 no Brasil

Um mês da vacinação contra Covid-19 no Brasil

De problemas de logística e fraudes a emoção dos idosos vacinados. Veja uma compilação dos principais assuntos envolvendo o primeiro mês de vacinação no país.

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

A falta de doses de vacina contra a Covid-19 levou capitais brasileiras a suspender a imunização da população. Foi o que aconteceu em Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Rio e Curitiba. Em todos os casos a suspensão foi na 1ª dose. Os estoques também estão à beira do fim em vários municípios brasileiros. Em meio à crise, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou uma nota em que diz ser "necessária, urgente e inevitável" a troca do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Segundo o texto, Pazuello não tem condições de conduzir a superação da pandemia e deve ser substituído "para o bem dos brasileiros".

  • Pazuello promete a prefeitos 4,7 milhões de doses e libera uso de todo o estoque
  • Governo diz que já vacinou todos os idosos com mais de 90 anos
  • 71% dos indígenas aldeados da Amazônia não foram vacinados
  • 5,7 milhões foram vacinados no país, aponta consórcio

Corrida
Em uma corrida contra o tempo, o Ministério da Saúde assinou um contrato com o Instituto Butantan para a compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac. A vacina contra a Covid-19 é desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Elas se somam às 46 milhões já adquiridas pela pasta junto ao instituto, totalizando 100 milhões de doses da CoronaVac para o governo federal.

  • Ministério ignorou 3 ofícios com ofertas de vacinas, diz diretor do Butantan
  • Pasta diz que quer mais 30 milhões de doses da CoronaVac
  • Fiocruz anuncia que receberá mais dois milhões de vacinas importadas na próxima semana

Vacina de vento
No Rio de Janeiro, a técnica de enfermagem Rozemary Gomes Pita, de 42 anos, indiciada por peculato e crime contra a saúde pública por não ter aplicado a vacina CoronaVac em um idoso em Niterói, disse em depoimento à Polícia Civil que estava “extremamente cansada e estressada”. Após a conclusão do inquérito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a profissional “foi desligada do quadro de funcionários do órgão”.

  • Como saber se recebi a vacina? Posso filmar? Veja perguntas e respostas

No mundo ??

Em uma sessão especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) realizada com ministros das Relações Exteriores, o secretário-geral da organização, Antônio Guterres, pediu que países se unam em um plano global de vacinação contra a Covid-19 para diminuir as desigualdades no acesso ao imunizante. Somente 10 nações administraram 75% de todas as doses até o momento e 130 países ainda não receberam nenhuma vacina.

Também nesta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid. A autorização vale para os imunizantes produzidos na Coreia do Sul e na Índia. Apenas a vacina da Pfizer já havia entrado na lista da entidade. Com a decisão, as vacinas poderão ser oferecidas por meio da aliança Covax Facility, iniciativa da OMS para garantir o acesso equitativo aos imunizantes por países mais pobres. Além disso, o aval pode ser usado por nações que ainda não fizeram suas próprias avaliações.

  • Vacina da Pfizer começa a ser testada em grávidas
  • Vacina de Oxford tem maior eficácia com intervalo de três meses entre a 1ª e a 2ª dose
  • Américas precisam vacinar 700 milhões contra a Covid para ter imunidade de rebanho, diz Opas
  • Bar em Israel oferece vacinas e bebida de graça; veja vídeo

Avanço da pandemia

Enterro de vítima da Covid-19 em Manaus (AM) — Foto: Reuters/Bruno Kelly

O Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de casos registrados de Covid-19. Já são 244.955 óbitos desde o começo da pandemia. O país contabilizou 1.345 mortes pela doença nas últimas 24 horas; são 30 dias com a média móvel de óbitos acima de mil.

Em meio à escalada de contágio, o governo do Rio de Janeiro confirmou que existe transmissão local das variantes brasileira e do Reino Unido do coronavírus no estado. A informação foi divulgada em uma nota conjunta das secretarias de Saúde do estado e do município. Dois pacientes contaminados com a variante brasileira já morreram no RJ. A mutação, chamada de P.1., foi identificada primeiro em Manaus. Já no interior de SP, a cidade de Araraquara teve recorde de confirmações de Covid-19 entre os testados em um único dia desde o início da pandemia, e registrou 12 casos da variante. O munícipio adotou um isolamento rígido. Em vários lugares do Brasil, medidas estão sendo aplicadas para frear a disseminação do vírus.

  • 2 regiões de SP regridem à fase vermelha da quarentena
  • Toque de recolher na Bahia pode ser ampliado
  • Toque de recolher deixa ruas de Fortaleza vazias
  • MG identifica variante em pacientes do AM tratados em Uberaba

Covid no mundo
O maior cemitério de Lisboa, em Portugal, lotou após o pico de mortes por Covid-19 no país. Um coveiro relatou que um lote inteiro de covas foi ocupado em apenas 50 dias.

Já o México vive o mesmo drama de Manaus, no Brasil: filas de pessoas em busca de cilindros de oxigênio, pacientes de Covid-19 sendo transportados de hospital em hospital em busca de leitos vagos e médicos desesperados pela sobrecarga no sistema de saúde. Veja os números do país.

  • Novos casos de Covid no mundo caem 16% na segunda semana de fevereiro, aponta OMS

Crise em Manaus

Crise deixou pessoas morrerem asfixiadas por Covid no Amazonas — Foto: REUTERS/Bruno Kelly

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Polícia Federal realize diligências no inquérito que investiga eventual responsabilidade do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na crise de saúde pública de Manaus, em que pacientes de Covid-19 chegaram a morrer em janeiro por falta de oxigênio nos hospitais. Na decisão, o ministro autorizou depoimentos de funcionários do Ministério da Saúde e de secretarias de Saúde do Amazonas e de Manaus; acesso a e-mails; a informações sobre fornecimento e transporte de oxigênio; e a informações sobre gastos com distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid para "tratamento precoce" da doença.

  • Amazonas supera a marca de 10 mil mortos pela Covid

Carnaval do desrespeito

VÍDEO: festas no Vidigal reúnem centenas de pessoas no Rio VÍDEO: festas no Vidigal reúnem centenas de pessoas no Rio 1 min VÍDEO: festas no Vidigal reúnem centenas de pessoas no Rio

VÍDEO: festas no Vidigal reúnem centenas de pessoas no Rio

Flagrantes registrados nesta terça (16) e quarta-feira (17) mostram centenas de pessoas em festas.

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

O "não-carnaval" poderia ter sido o da conscientização e do respeito ao distanciamento social, mas o que se viu foram aglomerações e festas clandestinas. A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou 27 estabelecimentos comerciais entre sexta-feira (12) e terça-feira (16). Segundo as autoridades municipais, foram 54 infrações por descumprimento de medidas de proteção. No Morro do Vidigal, na Zona Sul da capital, uma imagem chamou a atenção: centenas de pessoas lotaram três andares de um restaurante/boate. Veja os flagrantes feitos pelo Globocop.

  • No RS, festas com multidão na praia são marcadas pelas redes

VÍDEO: Belo deixa prisão sob assédio de fãs VÍDEO: Belo deixa prisão sob assédio de fãs 1 min VÍDEO: Belo deixa prisão sob assédio de fãs

VÍDEO: Belo deixa prisão sob assédio de fãs

VÍDEO: Belo deixa prisão sob assédio de fãs

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

O cantor Belo deixou a prisão em Benfica, na Zona Norte do Rio, na quinta (18), após o desembargador Milton Fernandes de Souza aceitar o pedido de habeas corpus da defesa. A saída do cantor foi marcada por tumulto e gritos de “eu te amo” de fãs. Belo foi preso na quarta (17) pela realização de um show clandestino no Complexo da Maré, no sábado (13) de carnaval, apesar das proibições devido à pandemia. Veja o vídeo.

Caso Daniel Silveira

"Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional", diz deputado Daniel Silveira "Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional", diz deputado Daniel Silveira 1 min "Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional", diz deputado Daniel Silveira

"Peço desculpas a todo o Brasil. Um momento passional", diz deputado Daniel Silveira

O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) afirmou nesta sexta-feira (19), em discurso na sessão que decidirá se ele será mantido preso, pediu desculpas pelos ataques e ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em vídeo publicado por ele mesmo em rede social.

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

A Câmara dos Deputados decidiu, na sexta-feira (19), manter a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 364 votos a favor da manutenção da prisão, 130 contra e 3 abstenções. Silveira foi preso em flagrante na noite de terça-feira (16) no Rio de Janeiro pela Polícia Federal após divulgar um vídeo no qual fez apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defendeu a destituição de ministros do STF. As reivindicações são inconstitucionais.

A prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, foi confirmada por unanimidade pelo plenário do tribunal e mantida após audiência de custódia. A Constituição prevê, no entanto, que a prisão em flagrante de parlamentar deve ser submetida ao plenário da Câmara para que decida se a mantém ou não. Em sua defesa, Daniel Silveira pediu desculpas pelo ato diversas vezes e afirmou estar arrependido.

  • Relatora diz que é preciso separar crítica de ataque à democracia

Armas de fogo

Decretos de Bolsonaro para facilitar acesso a armas encontram resistência no Congresso Decretos de Bolsonaro para facilitar acesso a armas encontram resistência no Congresso 5 min Decretos de Bolsonaro para facilitar acesso a armas encontram resistência no Congresso

Decretos de Bolsonaro para facilitar acesso a armas encontram resistência no Congresso

Senadora protocolou quatro projetos de decreto legislativo para derrubar os decretos do presidente e a oposição quer ir ao STF para questionar a competência de Bolsonaro para mudar regras sem passar pelo Congresso. Até aliados do governo resistem às mudanças.

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

O PSB pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão de quatro decretos que flexibilizam o uso e a compra de armas de fogo no país, assinados pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o partido, os decretos "vulneram gravemente os direitos fundamentais", entre eles o direito à vida, à segurança pública e à dignidade da pessoa humana. Criticadas por entidades da sociedade civil e parlamentares, as normas preveem, por exemplo, o aumento do número de armas de fogo que o cidadão comum pode adquirir; veja o que muda.

Dinheiro na cueca

Chico Rodrigues — Foto: Adriano Machado/ Reuters

Flagrado pela Polícia Federal tentando esconder R$ 33 mil na cueca durante operação, o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) retornou às atividades parlamentares na quinta (18), após uma licença de 121 dias para tratar de assuntos particulares. Em um post em uma rede social, o parlamentar disse ter encaminhado uma carta aos colegas com explicações sobre o episódio. No documento, Rodrigues nega irregularidades e diz que agiu dominado "pelo pânico e pelo medo".

  • Retorno de senador gera 'constrangimento', dizem líderes

Auxílio emergencial ??

Um pente-fino do governo federal vai reduzir pela metade o número de beneficiários da nova rodada do auxílio emergencial, de acordo com o blog da jornalista Ana Flor. Após um trabalho ao longo dos últimos 11 meses de cruzamento de bancos de dados, 33 milhões de brasileiros, entre eles os 14 milhões que já estão no Bolsa Família, devem voltar a receber a ajuda. Em 2020, o benefício chegou a 65 milhões de pessoas.

  • Relator no Senado quer unificar PECs para destravar novo auxílio

Alta dos combustíveis

34,78% é o aumento acumulado do litro da gasolina nas refinarias desde o início do ano. Na quinta (18), a Petrobras subiu o preço do combustível pela 4ª vez em 2021. Já o diesel teve a 3ª alta. O preço médio de venda da gasolina nas refinarias da estatal passará a ser de R$ 2,48 por litro.

Na sexta (19), após afirmar que a política de preços de combustíveis da empresa não iria continuar sendo um “segredo de estado" e exigir transparência, Bolsonaro anunciou que substituirá o atual presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna.

  • Bolsonaro diz que vai zerar impostos federais no gás de cozinha e no diesel
  • Ação da Petrobras despenca mais de 6% com pressão do presidente

Tensão na fronteira

Imigrantes em Assis Brasil — Foto: Arquivo/Prefeitura

Duas situações fazem com que o número de imigrantes, venezuelanos e haitianos, cresça na cidade de Assis Brasil, no Acre. A primeira, a de imigrantes que entraram no Brasil entre 2010 e 2016 em busca de uma vida melhor e, com a crise da pandemia, tentam sair do país. Eles atravessam para o lado peruano da fronteira e, de lá, têm como objetivo seguir viagem até o México, Canadá, Estados Unidos e outros países. A segunda é que o Peru, mesmo fechando a passagem para a entrada de imigrantes, libera a saída deles para o lado brasileiro. O Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional para bloquear a entrada de estrangeiros no Acre. O prefeito de Assis Brasil afirmou que o município “não tem capacidade de atender tanta gente”. Entenda a crise migratória.

  • Maior taxa de contaminação de Covid no Acre e crise migratória; entenda o drama de Assis Brasil

Estados Unidos

Presidente dos EUA, Joe Biden, em conferência virtual com líderes da Europa em 19 de fevereiro de 2021 — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu por defesa da democracia e oposição aos regimes autoritários, na sexta-feira (19), em sua estreia mundial na Conferência de Segurança de Munique, transmitida de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19.

"A democracia não acontece por acidente", disse Biden no encontro com líderes europeus. "Temos de defendê-la, fortalecê-la e renová-la."

Biden fez, também na sexta, sua estreia em um encontro do G7, grupo das maiores potências econômicas do mundo, formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

  • EUA sinalizam disposição para retomar negociações de acordo nuclear com Irã
  • País volta oficialmente ao Acordo de Paris sobre o clima
  • 9 extremistas são indiciados por ataque ao Capitólio

Onda de frio ??

Imagem da cidade de Pflugerville, no Texas, em 16 de fevereiro de 2021 — Foto: Bronte Wittpenn/Reuters

“Situação caótica”. Assim a brasileira Marluce Matlock, que mora no Texas, relata a onda de frio histórica que atinge o sul dos Estados Unidos. Nevascas foram registradas por todo o estado, inclusive na região da fronteira com o México. Voos foram cancelados e 4 milhões de moradores ficaram sem energia. Na capital Austin, um supermercado da cidade ficou com as prateleiras vazias devido à alta procura de moradores que decidiram fazer estoque. Veja o vídeo. Mais de 20 pessoas morreram em decorrência do frio no país.

  • Grécia registra maior nevasca em mais de uma década
  • Jerusalém amanhece coberta de neve; veja vídeo

Marte ??

Primeira imagem de Marte transmitida pelo robô Perseverance, que pousou no planeta na quinta (18). — Foto: Nasa

O robô explorador Perseverance, da Nasa, o mais sofisticado já enviado ao espaço, pousou na superfície de Marte na quinta-feira (18), sete meses depois de a missão partir da Terra. A chegada, transmitida ao vivo pelas redes sociais da agência espacial, ocorreu na cratera de Jezero, local de pouso mais perigoso já tentado. O objetivo da missão é buscar vestígios de vida em uma parte do planeta que já foi um lago há bilhões de anos. O veículo espacial da Nasa é o terceiro a atingir Marte em uma semana, depois das missões da China e dos Emirados Árabes Unidos.

  • Por que 3 países chegaram ao planeta vermelho quase ao mesmo tempo?
  • Robô da Nasa envia primeiras imagens coloridas de Marte

Medicada e hidratada

Cantora Anitta — Foto: Gary Hershorn / POOL / AFP

Por meio de uma rede social, a cantora Anitta comunicou que teve alta hospitalar na sexta-feira (19). Ela foi internada na terça (16) em uma clínica na Zona Sul do Rio, após ser diagnosticada com uma infecção alimentar. Em nota, a assessoria de Anitta afirmou que ela se sentiu mal em casa e precisou ser internada para permanecer sob cuidados médicos, sendo medicada e hidratada.

'BBB21' ??

Nego Di conversa com ana Maria Braga no "Mais Você" — Foto: Reprodução/Instagram

Após ser eliminado do jogo com 98,76% — batendo recorde de rejeição em toda história do reality show —, Nego Di participou do programa "Mais Você". Em conversa com Ana Maria Braga, o humorista afirmou que foi um baque descobrir o percentual de votos da eliminação: “Errei pra caramba, mas não sou esse mau-caráter que as pessoas falam”. Nego Di também disse que se sentiu usado por Karol Conká e relatou ameaças fora da casa: “Meu filho hoje não está indo na escola”. Veja trechos da entrevista.

  • O que é basculho: professora explica palavra dita pelo pernambucano Gilberto no BBB

?? Viralizou

Idosa de 101 anos que viralizou na web após entregar currículo ganha vinhos de presente em Promissão (SP) — Foto: Pâmela Cristina Matias Gomes/Arquivo pessoal

A idosa de 101 anos que viralizou nas redes sociais após entregar seu currículo em uma empresa de Promissão (SP) com o objetivo de trabalhar para comprar vinhos ganhou dezenas de garrafas depois da repercussão do caso. Dona Maria Cardoso não queria depender do dinheiro dos familiares. Segundo a bisneta, a avó está muito feliz com os “mimos” recebidos após muitas empresas terem entrado em contato ao saber da história.

  • Sem sair de casa, idosa realiza sonho de voar de asa-delta

E mais:

  • Kim Kardashian pede divórcio de Kanye West após 6 anos
  • Harry e Meghan se desvinculam totalmente da coroa britânica

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE