Mundo
União Europeia discute sanções contra a Rússia por violação de direitos humanos
Se aprovadas, as sanções serão uma resposta à condenação do opositor russo Alexei Navalny. Decisão será confirmada em uma reunião nos dias 25 e 26 de março.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/L/r/Mp32weQn2WUL5Ryt2kgg/ue-bruxelas.jpg)
Os ministros europeus das Relações Exteriores se reúnem, nesta segunda-feira (22), em Bruxelas, para discutir a adoção de novas sanções contra a Rússia. As medidas visam punir funcionários russos e adotar eventuais restrições adicionais contra a Venezuela.
Se forem adotadas, as sanções serão uma resposta à detenção e à condenação do opositor russo Alexei Navalny e à má recepção ao chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, durante sua visita a Moscou, no início de fevereiro.
Na ocasião, o chanceler russo, Serguei Lavrov, declarou, em alusão ao clima tenso com os europeus, que “mesmo querendo a paz, é preciso estar pronto para a guerra.”


Quem é Alexei Navalny?
O advogado Alexei Navalny, de 44 anos, tem sido um crítico ferrenho do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Ativista político e blogueiro, ele se sentiu mal durante um voo e o avião fez um pouso de emergência em Omsk.