Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hemopa Santarém coleta 100 bolsas de sangue durante campanha no sábado

Foram registrados 105 comparecimentos na unidade. Bolsas de sangue ajudarão a fortalecer estoques que abastecem o Baixo Amazonas.

 
 -   /
/ /

O Hemocentro Regional do Pará (Hemopa) em Santarém, no oeste do estado, coletou 100 bolsas de sangue durante a campanha realizada no sábado (20). A ação teve atendimento durante o dia todo e recebeu 105 pessoas, que ajudaram a fortalecer os estoques que abastecem a região do Baixo Amazonas.

A grande procura para doação surpreendeu a direção da unidade. A campanha estava programada para ser realizada no dia 13 de fevereiro, mas por problemas técnicos foi transferida para o sábado seguinte.

Outras unidades do Hemopa no estado também realizaram a ação. Juntos, a hemorrede conseguiu que 472 pessoas fossem fazer a doação. Com as bolsas coletadas, cerca de 1.500 pessoas devem ser beneficiadas.

“Visando novas estratégias de captação de doadores, os Hemocentros regionais começam a funcionar aos sábados, oportunizando à população destas cidades o gesto de solidariedade no final de semana, tendo em vista que a correria do dia a dia, às vezes, dificulta comparecer aos hemocentros. Tenho certeza que agora vamos alavancar a doação de sangue nesses municípios”, enfatizou o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.

Quem pode doar sangue

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);
  • Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato;

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

VÍDEOS: Mais vistos do G1 Santarém e Região

200 vídeos Adolescente de 15 anos morre afogado na praia do juá, em Santarém Parcela do auxílio emergencial já está disponível Governador o PA Helder Barbalho, anuncia mudança de bandeiramento para região oeste

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE