Variedades
Pintura de Van Gogh será exibida ao público pela primeira vez; obra vai a leilão em março
Pintura do artista feita em 1887 tem preço estimado entre 5 milhões e 8 milhões de euros por casa de leilões.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/X/L/UB923DR7OR6WYq5Rizhw/2021-02-24t160017z-1-lynxmpeh1n14e-rtroptp-4-francia-arte-van-gogh.jpg)
Uma pintura de Vincent Van Gogh que retrata uma cena em uma rua de Paris será exibida ao público pela primeira vez depois de passar mais de um século a portas fechadas na coleção particular de uma família francesa.
A obra, pintada por Van Gogh em 1887 enquanto ele morava com o irmão, Theo, na capital da França, será exibida pela casa de leilões Sotheby's em Amsterdã, Hong Kong e Paris, e leiloada no mês que vem.
A casa de leilões estimou o preço da obra de arte entre 5 milhões e 8 milhões de euros (entre R$ 33 milhões e R$ 52,8 milhões).
Intitulada "Uma Cena de Rua em Montmartre", a pintura mostra um homem e uma mulher passeando de braços dados ao longo de uma cerca com um moinho de vento ao fundo.
A obra é parte de uma série de cenas que Van Gogh produziu em Montmartre, distrito em uma colina de Paris hoje dominado pela igreja de Sacré Coeur.
Quando o artista estava lá, a igreja estava em construção e a área era uma colcha de retalhos de campos, casas e moinhos de vento no extremo da cidade, e começava a atrair a boemia artística com seus aluguéis baratos.
A Sotheby's disse que a pintura foi vista em catálogos, mas que jamais foi mostrada ao público, e não identificou o proprietário atual.
A casa ainda disse em um comunicado que muito poucas pinturas do período Montmartre de Van Gogh continuam com donos particulares. "O aparecimento de uma obra deste calibre no mercado, e de uma série tão emblemática, é indubitavelmente um grande acontecimento", disse o comunicado.
VÍDEOS: Saiba tudo sobre arte e entretenimento com o Semana Pop