Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Cidade belga desenha círculos no chão para incentivar distanciamento social durante a pandemia

A intenção da prefeitura é que os cidadãos de Ghent, a 50km de Bruxelas, possam aproveitar o bom tempo em espaços públicos sem correr o risco de aglomerações que podem facilitar a transmissão da Covid-19.

 
 -   /
/ /

A cidade de Ghent, na Bélgica, decidiu pintar círculos no chão de sua principal praça para incentivar que os moradores respeitassem as medidas de distanciamento social mesmo ao ar livre.

Na segunda-feira (29), uma multidão de estudantes universitários aproveitou o bom tempo nas mais de 100 áreas pintadas dentro da praça de São Pedro, no centro da cidade.

A Europa enfrenta uma terceira onda da pandemia do coronavírus e busca endurecer as medidas sanitárias para evitar mortes por Covid-19 enquanto vacina lentamente sua população.

Moradores de Ghent, na Bélgica, se reúnem em praça separados por conta do distanciamento social em foto de 29 de março de 2021 — Foto: Bart Biesemans/Reuters

A prefeitura da cidade teve essa ideia depois que uma aglomeração de estudantes, na semana passada, terminou em confrontos com a polícia.

Destino universitário, o município que fica a cerca de 50 quilômetros de Bruxelas abriga mais de 80 mil estudantes que já retornaram às aulas presenciais.

Círculos incentivam o distanciamento social em cidade belga em foto de 29 de março de 2021 — Foto: Bart Biesemans/Reuters

O prefeito da cidade, Mathias De Clercq, disse que foram os estudantes que apresentaram a proposta para organizar a área para encontros seguros ao ar livre.

"As pessoas podem ou não usar", disse De Clercq em entrevista à agência de notícias Reuters. "Mas isso é um belo exemplo que incentiva o bom comportamento."

Imagem aérea mostra praça com círculos pintados para incentivar o distanciamento social na Bélgica, em foto de 29 de março de 2021 — Foto: Bart Biesemans/Reuters

A Bélgica tem uma regra que proíbe aglomerações com mais de quatro pessoas, mas não há nenhuma obrigação de que elas se reúnam dentro dos círculos pintados no chão.

Cada círculo pintado tem 6 metros de diâmetro e eles respeitam uma distância de 4 metros entre si. O uso de máscaras é obrigatório em áreas públicas.

O país também impôs um toque de recolher – até o dia 25 de abril – entre as 22h e 6h. Além disso, todo o comércio não essencial deve ser fechado às 20h.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE