Cidades
Mistura de ingredientes na fabricação de vacinas contra a Covid-19 deve atrasar entrega de doses nos EUA, diz jornal
Erro prejudicará entrega de 15 milhões de doses da vacina Janssen Johnson Johnson , mas governo não deve alterar meta de imunização.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/l/H/wo5kNFSEyfEkexLueSVw/ap21054778440086.jpg)
A entrega de 15 milhões de doses da vacina Janssen, da Johnson & Johnson, nos Estados Unidos vai atrasar por causa de um erro nos ingredientes usados para fazer o imunizante, informa reportagem do jornal "The New York Times" desta quarta-feira (31).
Segundo a publicação, uma fábrica em Baltimore misturou ingredientes da vacina Oxford/Astrazeneca — também produzida pela mesma indústria — no processo de produção do imunizante da Johnson & Johnson. Autoridades federais atribuem o problema a um erro humano.
Janssen farmacêutica Johnson — Foto: Janssen/ Divulgação
Apesar do atraso na entrega, o calendário não sofreu alterações: todas as doses em uso atualmente nos EUA da vacina Johnson & Johnson vieram da Holanda e tiveram aprovação das autoridades federais americanas. E o problema, uma vez detectado, não altera nem a eficácia nem a segurança do imunizante.
Além disso, o país conta com vacinas de outros laboratórios, como Pfizer/BioNTech e Moderna. A ideia do presidente Joe Biden continua sendo de aplicar 200 milhões de doses até o fim de abril, e abrir a campanha de imunização contra a Covid-19 para 90% da população adulta já nas próximas semanas.
Anvisa aprova vacina da Janssen

Anvisa aprova uso emergencial da vacina da Janssen