Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Hemopa abre hemocentros para realizar coleta de sangue neste sábado, 3, em Belém e Marabá

Funcionamento das unidades vai de 7h30 às 17h e tem o intuito de reforçar o estoque de sangue para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

 
 -   /
/ /

A Fundação Hemopa abre sua sede e unidades de coleta, neste sábado (3), em Belém e Marabá. Os pontos de coleta estão aptos para receberem os voluntários da doação de sangue das 7h30 às 17h. O funcionamento das unidades tem o intuito de reforçar o estoque de sangue para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

Para manter a regularidade das doações voluntárias de sangue na hemorrede estadual, a gestão da Fundação intensificou estratégias de captação de doadores, entre elas, o agendamento de doação de sangue pelo 08002808118 e a Caravana Solidária.

Pequenos grupos de voluntários e instituições interessados em compor parceria com o Hemocentro devem entrar em contato pelo (91) 3224-5048, de segunda a sábado, de 7h30 às 17h.

A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, lembrou que apesar da pandemia da Covid-19, a necessidade de transfusão de sangue é contínua.

Critérios básicos para doação de sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar em boas condições de saúde;

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho);

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE