Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Vulcão na Islândia tem novas explosões de lava e visitantes são retirados por segurança

O vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção no fim de março e se transformou em ponto turístico.

 
 -   /
/ /

Duas novas explosões de lava foram registradas nesta segunda-feira (5) no vulcão Fagradalsfjall, na Islândia, segundo o Escritório Nacional de Meteorologia.

Em erupção desde o dia 19 de março, o vulcão que fica a cerca de 40 km da capital Reykjavik se transformou em atração turística, atraindo diariamente centenas de curiosos.

  • VÍDEO: Drone mostra explosões e rios de lava no vulcão Fagradalsfjall

Os visitantes foram retirados do local, e os acessos próximos foram fechados pela polícia islandesa como medida de segurança.

Duas novas fissuras se abrem durante erupção na Islândia em 5 de abril de 2021 — Foto: Ljósmynd/Almannavarnir

As novas fissuras se abriram por volta do meio dia (horário local) a cerca de um quilômetro da primeira explosão, registrada no fim de março. Elas têm entre 100 e 200 metros de comprimento.

O serviço meteorológico do país alertou o público sobre queda de pedras e deslizamentos de terra quando começou a erupção do vulcão, localizado no vale Geldingardalur, na península de Reykjanes.

Os vulcanologistas islandeses, que inicialmente previram uma erupção de curta duração, calculam agora que vai durar semanas ou até mais.

MAPA - Erupção na Islândia — Foto: G1 Mundo

O vulcão Fagradalsfjall estava há muito tempo adormecido e sua erupção não deve interferir em voos no país e nem colocar em risco as cidades mais próximas.

Em 2010, a erupção de outro vulcão, o Eyjafjallajokull, interrompeu o tráfego aéreo em toda a Europa. A última erupção na península de Reykjanes ocorreu há 800 anos com vários episódios de 1210 a 1240.

Novas fendas se abrem durante erupção na Islândia em 5 de abril de 2021 — Foto: Ljósmynd/Almannavarnir

Rio de lava escorre após erupção na Islândia em 5 de abril de 2021 — Foto: Ljósmynd/Almannavarnir

Novas explosões em vulcão da Islândia em 5 de abril de 2021 — Foto: Ljósmynd/Almannavarnir

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE