Mundo
Bélgica apreende 28 toneladas de cocaína em porto após polícia interceptar mensagens encriptadas
Em um único flagrante, foram descobertas 11 toneladas de cocaína. O diretor-executivo da empresa que vendia os telefones para traficantes foi acusado de crime no Canadá.
- - G1 / FolhaGO
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/L/P/Cehea1T6aaNB1QMagibA/cocaina-belgica.png)
A polícia da Bélgica fez apreensões de 28 toneladas de cocaína na cidade portuária da Antuérpia. Segundo um comunicado oficial desta terça-feira (6), para encontrar a droga, os investigadores conseguiram decifrar mensagens encriptadas que os traficantes usavam.
Foram cerca de 500 milhões de mensagens enviadas por aparelhos da empresa canadense Sky Global, disse a promotoria da Antuérpia.
Container com pacotes de cocaína escondidos que foram apreendidos na Bélgica — Foto: Divulgação/Polícia Federal da Bélgica
As apreensões de cocaína começaram no dia 20 de fevereiro. No último sábado de madrugada, foram encontradas 11 toneladas de cocaína em um contêiner.
Em março, o diretor-executivo da Sky Global e um de seus sócios foram indiciados por auxiliar o tráfico de drogas.
Até agora, foram presas 48 pessoas na Bélgica. Além da droga, foram apreendidas armas, uniformes e 1,2 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões).
Veja uma reportagem de 2019 sobre apreensão de cocaína na Europa.

Europa bate recorde na apreensão de cocaína em um mercado em vias de "uberização"