Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Dia da Amazônia: Livro reúne receitas de populações dos manguezais no Pará

Publicação é virtual, celebrando Dia da Amazônia neste domingo, mas programação segue nos próximos dias.

 
 -   /
/ /

Para celebrar o Dia da Amazônia, neste domingo (5), o livro "Cozinha da Maré - as mulheres e a cultura alimentar nativa dos manguezais amazônicos do Pará" é lançado, reunindo diversas receitas tradicionais de populações dos manguezais do Pará. A publicação é disponibilizada no site da campanha Mães do Mangue, em formato de e-book.

A programação tem, além do livro, apresentação de curta-metragens realizados para contar as histórias de vida de quem trabalha e vive no mangue.

Desde sexta-feira (3), as associações de extrativistas realizam atividades alusivas à Campanha Mães do Mangue para promover a integração entre as mulheres marisqueiras, com diálogo sobre o trabalho e as perspectivas de futuro (veja a programação completa mais abaixo).

Receitas heranças de povos originários

Angelina Rodrigues, da Resex de Soure, conta que muitas receitas são heranças de povos originários. “Eu nasci aqui, nasci nessa vida de tirar caranguejo, de ir para maré. Acho que o conhecimento que a gente tem veio dos índios que viviam aqui”, explica.

A publicação apresenta receitas e também histórias de vida de 15 marisqueiras, trazendo iguarias culinárias de 12 Reservas Extrativistas (Resex) Marinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal/Maiandeua.

A realizadora cultural Tainá Marajoara, do Instituto Iacitatá Amazônia Viva, afirma que as receitas fazem parte do patrimônio cultural alimentar de extrativistas dos mangues da Amazônia.

"Um íntimo ritmo de cozinha, vida, mulheres e águas. A poética do cotidiano entre mariscagem, encantados, pescas, desafios (por vezes perigosos), lutas, proteções e sonhos que se transmutam em alimentos com sabores do mangal”, afirma no livro.

A publicação é uma realização é das organizações Rare, Purpose, Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinhas e Costeiras (AUREMs) e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), com apoio de Oceana, Ame o Tucunduba, Climainfo, Conservação Internacional, Instituto Manguezal, Instituto Nova Amazônia, Instituto Peabiru, Liga das Mulheres pelo Oceano, Toró – Gastronomia Sustentável.

Programação

  • 05/09/2021


Lançamento do livro “Cozinha da Maré - As mulheres e a cultura alimentar nativa dos manguezais amazônicos do Pará” - formato e-book
No site da campanha Mães do Mangue
Programação nas Reservas Extrativistas Marinhas do Pará

Resex Cuiarana
Atividades: inauguração da Casa das Mulheres Extrativistas + roda de conversa + oficina de reaproveitamento de resíduos
Local: Casa das Mulheres do Mangue da Resex Cuinarana

Resex São João da Ponta
Atividade: dinâmicas + apresentação de vídeos
Local: sede da Associação Mocajuim

  • 07/09


Resex Maracanã
Atividades: roda de conversa na casa de farinha + feira de comidas tradicionais
Local: Casa de Farinha
Hora: tarde

  • 11/09


Resex Mocapajuba
Vivência com grupo de mulheres que fazem arrasto de camarão
Local: Comunidade Ponta do Bom Jesus
Hora: dia todo

Resex Tracuateua
Local: Sede da AUREMAT (Associação dos Usuários da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Tracuateua)
Hora: 16h às 18h
Vozes do Campo + vídeos + roda de conversa

VÍDEOS com as notícias sobre o Pará

200 vídeos

Veja outras notícias do estado no G1 Pará

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE