Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

WhatsApp agora permite denunciar mensagens específicas; veja como fazer

Até agora, aplicativo tinha somente opção para denunciar um perfil inteiro, que encaminhava as 5 últimas mensagens do chat para moderadores.

 
 -   /
/ /

O WhatsApp adicionou uma opção para denunciar mensagens específicas na última atualização do seu aplicativo.

Com a novidade, é possível indicar um conteúdo mais antigo da conversa para a análise dos moderadores do app. Em conversas individuais, somente a mensagem escolhida é encaminhada para a análise. Nos chats em grupo, são enviadas os 5 últimos conteúdos.

Até agora, a ferramenta permitia somente fazer a denúncia de um perfil, que enviava as últimas 5 mensagens mais recentes do chat para a empresa. Essa dinâmica continua valendo ao denunciar o contato.

  • COMO FOI A PANE NO WHATSAPP: entenda o que deixou o app fora do ar
  • ALTERNATIVAS: como funcionam SMS, Telegram, Signal, Twitter e outros comunicadores
  • TESTE: seu WhatsApp está seguro?

Como denunciar uma mensagem?

Para fazer a denúncia de mensagens específicas é preciso apertar e segurar sobre um conteúdo na conversa e apertar o botão "denunciar".

No iPhone, essa opção aparece sobre a mensagem. Nos celulares Android, ela fica em um menu na parte de cima da tela.

As atualizações de aplicativos costumam ser liberadas aos poucos, então é possível que a novidade demore alguns dias para aparecer para todos.

Ao denunciar uma mensagem, o contato que está sendo denunciado não é notificado, segundo o WhatsApp.

Aviso no WhatsApp ao denunciar mensagem — Foto: Divulgação

Essa mudança acontece cerca de um mês depois de uma reportagem do site americano "ProPublica" revelar que o aplicativo conta com mais de 1.000 funcionários terceirizados para analisar denúncias enviadas por usuários.

Na ocasião, o recurso de criptografia de ponta a ponta do WhatsApp (que embaralha o conteúdo para que somente quem envia e quem recebe a mensagem possa vê-la) foi questionado.

A empresa explicou que a criptografia permanece intacta, uma vez que ao denunciar um chat o usuário estaria "enviando" essa mensagem para a companhia e que o WhatsApp não consegue realizar essa leitura sem o consentimento de um dos participantes da conversa.

"Embora não haja moderação de conteúdo no WhatsApp, as denúncias ajudam a combater abusos mais raros, mas muito mais extremos, como o compartilhamento de material de abuso sexual infantil", defendeu a empresa.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE