Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

No sábado de Círio, imagem de Nossa Senhora é levada de carro em rápido Traslado e noite reúne multidão em Belém

Chuva marcou as primeiras horas da programação deste sábado, 9, mas não afastou os fiéis. Mau tempo impediu que Esquadrilha da Fumaça escrevesse mensagem no céu de Belém.

 
 -   /
/ /

O sábado (9) de Círio reuniu multidões pelas ruas de Belém. Durante a tarde, houve homenagem inédita da Esquadrilha da Fumaça. Mas o mau tempo impediu a equipe escrevesse mensagens no céu, como o previsto. Em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré, onde é realizada a tradicional missa da Trasladação, fiéis se aglomeraram debaixo de chuva, que caiu sobre a cidade no começo da programação. Em rápido Traslado, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi levada de carro até a Basílica.

Esquadrilha da fumaça sobrevoa Belém e presta homenagens à Nossa Senhora de Nazaré — Foto: Brenda Rachid/G1 PA

Desde cedo, promesseiros já percorriam a avenida Nazaré. Entre eles, George Júnior, que veio de Igarapé-Açu, nordeste do Pará. Ele carrega nas mãos um ex-voto de cera em formato de pulmão. George é um dos milhares atingidos pela pandemia de Covid-19, e veio a Belém agradecer a recuperação da saúde. Ele teve 90% do pulmão comprometido, e recebeu alta depois de passar 50 dias internado.

George Júnior teve 90% do pulmão comprometido ao adoecere de Covid-19. Curado, ele saiu de Igarapé-Açu, interior do estado, para agradecer à Nossa Senhora. — Foto: Brenda Rachid/G1 PA

"Recorria à Nossa Senhora de Nazaré. Rezaram muito por mim. E quando eu pensava muito em Nossa Senhora e rezava, o meu coração batia diferente. Eu ia me tranquilizando porque eu sofri muito com o medo. Ficar internado ouvindo aqueles bipes das máquinas, aquilo deixa a gente atormentado. Então era quando eu rezava, eu conseguia me acalmar, meu batimento cardíaco melhorava, minha respiração melhorava só quando eu fazia a oração", conta o devoto.

Fiéis aguardam a missa que antecede a Trasladação, no Colégio Gentil — Foto: Brenda Rachid/G1 PA

A Missa da Trasladação começou por volta de 18h. A entrada de pessoas foi permitida mediante uso de máscaras. O encontro foi celebrado por Dom Antônio, bispo auxiliar. O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, esteve presente na capela.

Imagem deixa Colégio Gentil Bittencourt de carro

Imagem de Nossa Senhora deixa o Colégio Gentil Bittencourt e é levada até a Basílica

Imagem de Nossa Senhora deixa o Colégio Gentil Bittencourt e é levada até a Basílica

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

Em seguida, a imagem foi levada por guardas da santa até um carro de passeio. A saída fugiu ao protocolo. A santa foi seguida pelos romeiros.

Apesar de não haver procissão oficial da Trasladação, multidão lota o trajeto da romaria na noite deste sábado, 9 — Foto: Denilson D'almeida

Apesar de oficialmente não haver procissão da Trasladação este ano por causa da pandemia, milhares de pessoas foram às ruas. A Semob interditou o trânsito ao longo do trajeto desde a avenida Nazaré até a Igreja da Sé, passando pela avenida Presidente Vargas, Boulevard Castilho França e Ver-o-Peso.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE