Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

É FAKE que Katy Perry, Snoop Dogg, Coldplay e Black Eyed Peas declararam apoio a Bolsonaro em shows

Publicações exploram momentos em que os artistas usam a bandeira do Brasil, roupas com as cores do país ou expressam simpatia por símbolos culturais brasileiros para sugerir que eles sinalizaram apoio ao político. Mas os vídeos são antigos e não faze

 
 -   /
/ /

Vídeos na plataforma TiK Tok mostram a cantora americana Katy Perry, o cantor de rap Snoop Dogg, a banda britânica Coldplay e o grupo de hip hop Black Eyed Peas em shows com bandeiras do Brasil ou símbolos nacionais. As postagens dizem que as imagens mostram declarações de apoio dos artistas à reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022. Isso é #FAKE.

Selo fake — Foto: G1

As publicações exploram momentos em que os artistas usam roupas com as cores do país ou expressam simpatia por símbolos culturais brasileiros para sugerir que eles sinalizaram apoio ao político. Mas os vídeos são antigos, a maioria deles anterior até mesmo à eleição de Bolsonaro.

O vídeo de Katy Perry em que ela veste uma bandeira foi gravado no Rock n Rio em 2011. "Katy Perry pede para o povo brasileiro continuar com Bolsonaro", diz a legenda. Perry, no entanto, é uma das signatárias de uma carta enviada por artistas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo que ele recuse acordo ambiental com o Brasil.

"Nós apelamos ao seu governo para ouvir o pedido deles (indígenas e ambientalistas) e não se comprometer com nenhum acordo com o Brasil a esta altura", dizem as celebridades na carta aberta dirigida a Biden.

Também é de 2011 o vídeo que mostra Snoop Dogg de camiseta amarela cantando no Rio. "Snoop Dogg também está com o mito", diz a legenda falsa. Isso não é verdade. Além da imagem ser antiga, o cantor jamais fez qualquer declaração de apoio ao atual presidente brasileiro.

Um outro vídeo mostra uma fala do vocalista da banda Black Eyed Peas sobre as coisas que ama no Brasil. As postagens dizem que, entre elas, está "Bolsonaro". Mas, na verdade, ele cita a "bossa nova". Isso aconteceu no Rock in Rio de 2019 e parte do público também se confundiu e entendeu que Will.i.am tinha citado o nome do presidente. O resultado: protestos da plateia.

Basta uma busca rápida para desmentir qualquer conexão entre a banda e Bolsonaro, porém. Em 2018, por exemplo, o Black Eyed Peas aderiu à campanha #EleNão, contra o então candidato a presidente.

Já a banda Coldplay, que em 2021 cobra de governadores brasileiros compromisso com mudanças climáticas, também tem um de seus shows no Brasil apresentado como apoio à reeleição de Bolsonaro. Detalhe: a apresentação ocorreu em 2017.

"Olha quem chegou por aqui. Coldplay está com o mito também", diz a legenda. Mas nesse caso os próprios seguidores do perfil, apoiadores do presidente, afirmam que o uso da bandeira do Brasil não significa de forma alguma endosso ao político.

Uma checagem similar foi feita pelo Aos Fatos.

É #FAKE que Katy Perry, Snoop Dogg, Coldplay e Black Eyed Peas declararam apoio a Bolsonaro — Foto: Reprodução

Vídeo: Veja como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

Como identificar se uma mensagem é falsa

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

  • VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
  • Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

OUTRAS CHECAGENS DO FATO OU FAKE

  • Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus

  • Veja o que é #FATO e o que é #FAKE sobre imunização

  • É #FAKE mensagem que fala sobre WhatsApp Gold e vídeo que pode destruir o celular

  • É #FAKE texto que diz que nova dipirona importada da Venezuela contém vírus mortal

  • É #FAKE que diretor do HC mandou mensagem com dicas para evitar gripe e que Tamiflu é feito de erva-doce

  • 5 dicas de como checar uma mensagem falsa

  • Saiba como identificar se um conteúdo é falso

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE