Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Feira de Artesanato do Círio oferece produtos sustentáveis ao público

 
 -   /
/ /

A 9ª edição da Feira de Artesanato do Círio, promovida pelo Sebrae no Pará, traz grande variedade de produtos ao público, alguns fabricados com práticas sustentáveis, com matérias-primas que seriam descartadas no lixo.

Nilma Arraes trabalha com reaproveitamento de materiais, entre eles escama de peixe, fibra de buriti e Maria (Mistura de Açaí com Resina e Insumos da Amazônia), feita de insumos, como pariri e açafrão.

A empresa de Nilma, a Trama, transforma o material que seria dispensado em um produto reutilizável.

"Você pode ficar bonita e bem adornada, usando materiais que não são agressivos ao meio ambiente. A fibra de buriti, por exemplo, é um material renovável. A escama de peixe que ia pro lixo, agora é reaproveitada, a mesma coisa a borra do açaí. Existe uma cadeia comigo, por isso esses produtos sustentáveis movimentam a economia", enfatiza.

O reaproveitamento de materiais requer técnica e ocorre em muitas etapas. “Quando eu consigo a escama, preciso tratar. Lavo bastante o material, até sair o famoso ‘pitiú’. Depois de totalmente limpa, clareio e faço o tingimento”, explica a artesã, que consegue as escamas no Ver-o-Peso”.

Na FAC, a empreendedora tem para a venda colares e brincos feitos de escamas e fibra de buriti, além de brincos e pingentes produzidos com borra de açaí (Maria), entre outros.

O miriti é uma arte sustentável. Isso ocorre porque a palmeira retirada se regenera. "O miriti é uma palmeira tão santa, que tudo dela se aproveita. Além disso, ela garante o sustento de muitas famílias. A nossa arte jamais vai agredir a natureza, nós reaproveitamos", afirma o artesão Manoel Miranda, que ainda criança aprendeu com os pais a fazer os próprios brinquedos e, hoje, trabalha com a esposa e os filhos na fabricação de casas, berlindas, canoas, quadros, rodas gigantes, entre outras peças em Miriti que estão em exposição para comercialização na FAC.

Sebrae Pará — Foto: Divulgação

" A feira tem essa característica de oferecer o tradicional e peças inovadoras de artesanato e artes manuais, além de ter produtos resultado de práticas sustentáveis”, destaca a coordenadora da FAC, Vera Rodrigues.

A Feria de Artesanato do Círio segue até o dia 12 de outubro, no Parque Porto Futuro e Arraial de Nazaré, aberta ao público das 10h às 22h. A entrada é gratuita.

Sebrae Pará

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE