Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

Morre músico Letieres Leite, maestro da Orquestra Rumpilezz e autor de arranjos de artistas como Ivete e Bethânia

Artista morreu nesta quarta-feira 27 e ainda não há detalhes sobre a causa.

 

Morreu nesta quarta-feira (27) o maestro e compositor Letieres Leite, em Salvador. A informação foi confirmada pela produção do artista.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Ainda não há detalhes sobre a causa da morte do maestro.

Letieres dos Santos Leite nasceu em Salvador e tinha 61 anos. Ele era arranjador, compositor, instrumentista e estava à frente do Instituto Rumpilezz, mesmo nome da orquestra que criou em 2006.

Além de reger a orquestra, o artista era o responsável por todo o conceito - figurinos, ambientação - passando pelas composições e arranjos de sopro e percussão.

  • REPERCUSSÃO: Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown lamentam a morte de Letieres
  • Ivete Sangalo se despede de Letieres Leite, autor de arranjos de hits de sucesso: 'Talento é poderoso demais'

Percussionista e saxofonista que acompanhou a cantora Ivete Sangalo por mais de 12 anos, o músico baiano foi o responsável pelos arranjos de muitos sucessos da musa, incluindo “Festa”, “Empurra-empurra”, “Tô na rua” e “Abalou”.

Morre músico Letieres Leite, maestro da Orquestra Rumpilezz e autor de arranjos de artistas como Ivete e Bethânia — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Neste ano, Letieres Leite contribuiu com arranjos para o disco Noturno, de Maria Bethania. Nas redes sociais, ele parabenizou a cantora.

"Ansioso por escutar este novo disco NOTURNO onde tive o prazer e a honra de ter feito Arranjos. Viva ????", disse Letiere Leite, em junho deste ano.

Letieres Leite parabenizou Maria Bethânia pelo disco lançado em junho deste ano — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Letieres Leite começou a “alinhavar as primeiras ideias” no tempo em que estudava no Konservatorium Franz Schubert, em Viena, na Áustria, onde morou por seis anos. De volta ao Brasil, montou uma escola chamada Academia de Música da Bahia, onde começou a desenvolver pesquisas.

Repercussão

Letieres Leite Quinteto — Foto: Divulgação/SescTaubaté

Ivete Sangalo, cantora

"Meu amigo genial! @letieresleite. Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com vc. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna . Siga em paz??????".

Ivete Sangalo lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Daniela Mercury, cantora

"É muito difícil falar de alguém que a gente quer bem e admira. Que trouxe tanta beleza e novidade. Criador do @rumpilezz músico, arranjador e produtor musical talentosíssimo. Hoje é dia de chorar a partida de @letieresleite e agradecer pelo seu legado".

Daniela Mercury lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Carlinhos Brown, cantor

"Estamos muito tristes com essa partida abrupta do Maestro Letieres Leite, mas deixamos o motivo para Deus, o Criador. Em nós fica o agradecimento a ele e a certeza de que sua presença, tão forte, significativa e com tantas inventividades, nos fará imensa falta. Suas atenções com as origens sempre nos foi exemplar. Sua generosidade em seguir levando adiante o que aprendeu, sobretudo para os mais jovens, sempre foi motivo de inspiração para todos nós. Letieres é do sopro, e o vento de Oyá saberá como conduzir esse filho de Xangô, tão talentoso, bom amigo, e que estava em um momento brilhante de sua carreira. Muito triste com a perda dessa grande alma colaboradora. Siga em paz, companheiro, obrigado por tudo que dividiu conosco".

Carlinhos Brown lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Emicida, cantor

"Que a terra lhe seja leve, grande professor".

Emicida lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Marcia Castro, cantora

"Eu estou acabada por dentro. Meu parceiro. Meu amigo. Ele me deu a mão do início ao fim desse meu novo disco. Ele fez coisa que só amigo faz para que tudo acontecesse, sempre com sorriso na fala, sempre com uma palavra de carinho imenso por minha familia, minha filha e minha música…. Nos falamos dias atrás. Eu disse que amava ele. E que era grata por tudo. Ainda bem que eu te disse isso, Leite. Eu acredito em todos os desígnios de Deus. Sou uma mulher de fé. Ainda assim, estou profundamente triste hoje. Um gênio partiu. Um amigo, sobretudo. Você é eterno em mim. Estou acabada".

Marcia Castro lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Ed Motta, cantor

"Você imenso, a natureza te recebe com todos os louvores que você plantou. Você é um capítulo único na música do MUNDO. Uma benção ser seu amigo, e me sinto ainda mais protegido por você. Descansa na sua sabedoria eterna".

Cantor Ed Motta lamenta morte do compositor Letieres Leite

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

Pedro Luís, compositor

"Ele não era de sorrir pra fotos, mas nos fazia sorrir por estar ao seu lado. Sexta falei dele com orgulho e reverência pra um documentário lindo. Sábado falei com ele sobre o prazer de ter falado sobre ele pra o documentário. Chamei-o de soberano maestro professor, que é o que ele foi, inclusive pra mim recentemente. Combinamos que já estava mais do que na hora de um reencontro. Não deu tempo, seu coração hoje decidiu que os encontros serão todos de memória. Obrigado maestro, músico, dançarino, pintor, coreógrafo e baiano porreta. Já tá fazendo falta".

Pedro Luís lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Pedro Baby, compositor

"Uma perda inestimável pra musica do mundo . Triste e chocado com essa noticia. Vai em paz maestro, foi um privilegio te conhecer. ???".

Pedro Baby lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Dão Black, cantor

"Deus o @letieresleite! Tempos difíceis".

Dão Black lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Nara Couto, cantora

"EU QUERO TE LEMBRAR ASSIM! Olorum Kosi Pure".

Nara Couto lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Banda Telefunksoul

"Descanse em paz meu mestre!!!! @letieresleite Ta dificil de acreditar !!!!! @rumpilezz @rumpilezzinho ??".

Banda Telefunksoul lamentou a morte de Letieres Leite — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia

41 vídeos

Ouça 'Eu te explico' ??

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE