Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Irã aceita retomar negociações sobre acordo nuclear

União Europeia tenta fazer com que Irã e EUA voltem ao pacto assinado em 2015. Conversas estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi.

 

O Irã concordou em retomar as negociações sobre seu programa nuclear com as potências mundiais, informou nesta quarta-feira (27) o vice-ministro das Relações Exteriores do país, Ali Bagheri.

A declaração foi dada após um encontro de Bagheri, que é o negociador-chefe da República Islâmica do Irã sobre a questão nuclear, com mediadores da União Europeia em Bruxelas.

VEJA TAMBÉM:

  • Irã elevou enriquecimento de urânio a nível semelhante ao de armas, diz Agência Internacional de Energia Atômica
  • Guardas iranianos assediaram fisicamente inspetoras da ONU em usina enriquecimento de urânio
  • Rússia, China e Irã defendem colaboração com o Talibã no Afeganistão
  • Homem invade palco e dá tapa em governador no Irã; veja VÍDEO

"Concordamos em iniciar as negociações antes do final de novembro. A data deve ser anunciada na próxima semana", escreveu Ali Bagheri em uma rede social. "Tive uma conversa séria e construtiva com Enrique Mora sobre os elementos essenciais de uma boa negociação".

Mora é chefe de gabinete de Josep Borrell, o alto representante da União Europeia para a política externa e de segurança do bloco que reúne 27 países da Europa.

Acordo nuclear

A União Europeia tem pressionado os iranianos a retomarem as negociações iniciadas em Viena, na Áustria, para salvar o acordo nuclear que foi abandonado pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2018.

O pacto assinado em 2015 entre o Irã e as principais potências do mundo (EUA, China, Rússia, Alemanha, França e Reino Unido) oferecia um alívio das sanções ao país em troca do compromisso do não desenvolvimento de armas atômicas e da redução drástica do programa nuclear iraniano.

Com a chegada de Joe Biden à Casa Branca, os EUA passaram a discutir o seu retorno ao acordo nuclear (veja no vídeo abaixo). Mas as conversas estão paralisadas desde a eleição do novo presidente iraniano, o ultraconservador Ebrahim Raisi, em junho.

Governo Biden anuncia abertura de negociações para voltar ao acordo nuclear com o Irã

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

200 vídeos

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE