Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Belém realiza seminário em celebração aos 100 anos de Paulo Freire

Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado do mundo, e é considerado um dos mais notáveis pensadores da história da Pedagogia.

 

Nesta quarta (17) e quinta-feira (18), será realizado o Seminário Estadual Centenário Paulo Freire, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. O evento contará com uma programação cultural, mesas redondas e debates, além da abertura da Feira de Economia Solidária, Educação e Literatura Popular.

A celebração é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), presidida pelo deputado Carlos Bordalo (PT), com representantes da sociedade civil e instituições governamentais que desde 2020 vêm realizando uma série de reuniões e atividades em comemoração ao centenário do educador.

Educador, pedagogo e filósofo, Paulo Freire é o brasileiro mais homenageado do mundo. Ele tem 29 títulos de Doutor Honoris Causa dado por universidades da Europa e da América, além de vários outros prêmios, como o Educação pela Paz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (Unesco). Criador da Pedagogia de Oprimido, Freire é o terceiro pensador mais citado do mundo em universidades da área de humanas.

O educador e patrono da educação brasileira nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife (PE) e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

O A pedagogia de Freire diz que o ensino é uma ferramenta de libertação do pensamento crítico à realidade do estudante e a ampliação dessa consciência social é um caminho para atingir a autonomia. Ele orientou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias ensinando fonemas por meio de palavras que faziam parte do cotidiano dos trabalhadores.

A primeira vez que Paulo Freire esteve em Belém foi em 1984, para participar, na UFPA, do Seminário Amazônia Urgente: Cultura e Poder. A segunda quando recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal do Pará, outorgado pelo Conselho Universitário em 1990.

Programação

O primeiro dia da programação contará, pela manhã, com a abertura da Feira de Economia Solidária, Educação e Literatura Popular e da Exposição Paulo Freire, além da performance literomusical do Coletivo de artistas do NACE. Pela noite acontecerá a Solenidade de Apresentação da Exposição e de Abertura do Seminário.

A solenidade de abertura começará a partir de 19h e terá a participação do Deputado Bordalo (PT), o Governador do Estado do Pará Helder Barbalho, o Prefeito de Belém Edmilson Rodrigues, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) Chicão, a Presidente do Tribunal de Justiça do Pará Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro e representantes do Ministério Público.

Na ocasião, haverá a entrega da medalha Paulo Frota de Direitos Humanos. Nita Freire, pedagoga e doutora em educação; Moacir Gadotti, Educador e Diretor do Instituto Paulo Freire; Pedro Pontual, colaborador da Cátedra Paulo Freire do Programa de Pós-Graduação Educação confirmaram presença.

A Feira de Economia Solidária e a exposição fotográfica acontecerão a partir das 8h do dia 17 de novembro e com acesso livre ao público. O credenciamento será realizado na abertura do evento.

Programação - dia 18

8h30-10h30- Mesa Redonda 1 – Educação Popular, Pensamento Freireano e Práxis Educativa na Amazônia.

11h-12h30- Mesa Redonda 2 – Paulo Freire e sua andarilhagem de utopias na América Latina e África: a solidariedade é internacional

14h30-16h- Mesa Redonda 3 – Direito à Educação, Diversidade e Resistências: a Educação Popular em Movimento

16h30-18h- Mesa Redonda 4 – Educação Popular e Direitos Humanos em Tempos de Resistências: memórias, tempo presente e esperançar na Amazônia

Serviço

Seminário Estadual Paulo Freire, 17 e 18 de novembro, no Teatro Maria Sylvia Nunes – Armazém 3 da Estação das Docas – Av Boulevard Castilho.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE