Cidades

Cidades

Fechar
PUBLICIDADE

Cidades

Pará é o primeiro estado do Norte a implantar o '''Balcão Único''', que facilita a abertura de empresas

O sistema permite que qualquer cidadão possa abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem nenhum custo.

 

O Pará é o primeiro estado do Norte a implantar a plataforma 'Balcão Único', que permite qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples, automática, em poucos minutos e sem nenhum custo. A iniciativa foi lançada nesta terça-feira (16) e já está presente em São Paulo, Bahia e Pernambuco.

Para utilizar o serviço é preciso preencher um formulário eletrônico único, disponibilizado no site da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Os interessados devem clicar em 'portal de serviços' e realizar o requerimento universal para terem acesso ao formulário.

Com a nova metodologia, o objetivo é que não haja mais a necessidade de percorrer vários órgãos públicos para formalizar um negócio.

“Hoje o empreendedor pode abrir uma empresa em menos de dois dias, em média, no país inteiro, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários”, ressalta o secretário especial de desburocratização, gestão e governo digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

Inicialmente, o Balcão Único é voltado para empresas de baixo risco, independente do porte: pequena, média ou grande, além de atender o empresário individual e a sociedade limitada. Outra vantagem obtida pelo empreendedor no Pará é a versatilidade que o ambiente virtual permite.

"A iniciativa possibilita que várias etapas sejam efetuadas de forma automatizada, a exemplo do registro da empresa, número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e inscrições fiscais, do recebimento das aprovações da prefeitura, das licenças necessárias, cadastro dos empregados contratados e registro no e-Social, entre outros”, explica o diretor de Registro Mercantil da Jucepa, Aiua Reis.

VÍDEOS com as principais notícias do Pará

200 vídeos

Veja outras notícias do estado no g1 Pará.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Cidades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE