Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Inundações isolam Vancouver e governo do Canadá mobiliza o exército; imagens aéreas registram estrago

Chuvas intensas na costa do Pacífico já deixaram 1 morto e 4 desaparecidos e forçaram a fuga de milhares de moradores na província de Colúmbia Britânica, na costa oeste do país.

 

O governo do Canadá mobilizou o exército para ajudar no resgate da população cercada por "inundações históricas" na costa oeste do país, perto do Oceano Pacífico, onde chuvas intensas levaram autoridades a decretar estado de emergência.

As chuvas deixaram um morto e quatro desaparecidos, forçaram a fuga de milhares de moradores e isolaram a cidade portuária de Vancouver, na província de Colúmbia Britânica.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que está em Washington para uma reunião com os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e do México, López Obrador, afirmou que as chuvas provocaram "inundações históricas e terríveis" ao longo da Colúmbia Britânica".

Terras agrícolas são inundadas perto de casas em Abbotsford, na província British Columbia, em 17 de novembro de 2021 no Canadá — Foto: Darryl Dyck/The Canadian Press via AP

"Posso confirmar que há centenas de membros das Forças Armadas canadenses seguindo para Colúmbia Britânica para ajudar em tudo", disse Trudeau.

O primeiro-ministro da província, John Horgan, declarou estado de emergência, proibiu deslocamentos e afirmou que as chuvas "devastaram comunidades inteiras". "Lamentavelmente, nós esperamos confirmar mais mortes nos próximos dias".

Até o momento foi encontrado o corpo de uma mulher, em uma área de deslizamento de terra perto de Lillooet, a 250 km de Vancouver.

Tempestade descrita por autoridades como “um evento climático que ocorre uma vez em um século” provoca estragos no Canadá

window.PLAYER_AB_ENV = "prod"

Mudanças climáticas

As chuvas extremas acontecem, meses após uma onda de calor história na região de Colúmbia Britânica provocar as mortes de 500 pessoas e causar incêndios.

"Estes eventos estão aumentando em frequência devido aos efeitos da mudança climática provocada pelo homem", disse Horgan.

  • VEJA TAMBÉM: A cidade do Canadá destruída em horas por fogo após registrar 49,6ºC

O primeiro-ministro da província também pediu calma à população, após muitos moradores correrem para estocar mantimentos e vários mercados ficarem sem produtos. "Vocês não precisam de 48 ovos. Doze é suficiente, deixem o restante para outra pessoa".

Vancouver isolada

Centenas de estradas permanecem fechadas, e Vancouver está isolada do restante do Canadá. Quase 300 motoristas bloqueados em estradas já foram resgatados onde a chuva diminuiu.

Ferrovias da cidade, que tem um dos portos mais importantes do país, também foram bloqueadas devido a deslizamentos de terra.

Casa cercada por inundação em Abbotsford, na província de British Columbia, em 17 de novembro de 2021 no Canadá — Foto: Darryl Dyck/The Canadian Press via AP

VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

200 vídeos

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE