Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Brasil passa EUA em proporção de pessoas completamente vacinadas, mas permanece atrás de Chile, Argentina e Cuba no ranking mundial

Os brasileiros já se vacinaram, proporcionalmente, mais que os americanos. No entanto, continuam atrás de países latino-americanos e europeus.

 

O Brasil, que nesta quarta-feira (17) passou os Estados Unidos no índice de vacinação completa contra a Covid-19, continua atrás de países como Chile, Argentina e Cuba na mesma comparação proporcional, segundo ranking da plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford.

Com mais de 125 milhões de pessoas vacinadas com duas doses ou com a dose única do imunizante, 59,4% da população brasileira já recebeu a proteção completa contra o coronavírus, como apontou o balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa -- os EUA têm 58,9% imunizados. contra o coronavírus, como apontou o balanço mais recente do consórcio de veículos de imprensa. Os

Com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil tem avançado em sua campanha de vacinação, e nesta terça anunciou a aplicação de doses de reforço para todos os adultos, ainda permanece atrás de ao menos mais cinco nações latino-americanas na contagem proporcional de vacinados.

Campinas aplicou 903 doses da vacina contra Covid-19 neste sábado — Foto: Fernanda Sunega/PMC

55º lugar no mundo

Mesmo com esse índice de vacinados já com o esquema completo, o Brasil ocupa ainda a 55ª posição no ranking mundial da plataforma Our World in Data (veja na tabela abaixo).

A lista é liderada pelos Emirados Árabes Unidos (88,4%), Portugal (87,56%), Singapura (86,25%) e Malta (83,44%). Os dados portugueses, no entanto, não foram atualizados desde 8 de novembro, o que pode indicar que os números do país europeu sejam ainda maiores.

Na América Latina, o Chile é o país latino-americano que melhor aparece na contagem proporcional (81,89%).

6º entre os latino-americanos

Na América Latina, Brasil está atrás de:

  • 5º – Chile (81,89%)
  • 17º – Uruguai (72,62%)
  • 21º – Cuba (75,49%)
  • 52º – El Salvador (61,04%)
  • 54º – Argentina (60,26%)

Em um recorte sobre todo o continente americano, o Brasil ocupa a 8ª posição, ficando à frente dos EUA (11ª), mas atrás do Canadá (4ª) e de pequenas nações do Caribe, como Aruba (5ª)

Números absolutos

Em números absolutos de cidadãos que já completaram o esquema vacinal, a liderança está com a China, que aplicou as duas doses em 1,07 bilhão dos seus 1,4 bilhão de habitantes. Em seguida estão:

  • Índia: com 373,05 milhões de vacinados com duas doses ou única
  • EUA: com 227,13 milhões
  • Brasil: com 125 milhões
  • Indonésia: com 84,55 milhões

Nesta comparação, o Brasil – com 200 milhões de habitantes – lidera entre os países da América Latina com o 4º lugar no ranking mundial.

O próximo país do continente a aparecer é o México – de 128 milhões de habitantes –, com 63,39 milhões de vacinados completos.

Argentina, Chile e Cuba – países com menor população – aparecem mais distante, respectivamente nas posições 17ª, 22ª e 25ª.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE