Variedades

Variedades

Fechar
PUBLICIDADE

Variedades

'''Admirável Gado Novo''' no Enem mostra que música tem '''situações políticas atualizadas''', diz Zé Ramalho

Cantor disse ter se sentido recompensado ao saber que letra foi incluída na prova. Questão relacionava versos a contexto em que a canção foi lançada, em 1979, segundo professores.

 

O cantor Zé Ramalho disse ter se sentido "recompensado" ao saber que sua música "Admirável Gado Novo" foi citada na prova do Enem 2021. As primeiras questões do exame foram aplicadas neste domingo (21).

"É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de 'atualizada' refere-se à situação também 'para sempre' do povo brasileiro", refletiu, em nota enviada ao g1.

  • Além de 'Admirável Gado Novo', racismo e erotização da mulher caíram na prova, segundo professores
  • Redação do Enem 2021 trata de registro civil e cidadãos invisíveis; professores elogiam
  • Cobertura AO VIVO: gabaritos extraoficiais, tema da redação e TUDO o que rolou na prova

Segundo Gabryel Real, gerente de Processos Avaliativos do SAS Plataforma de Educação, a questão que mencionava a música, presente na prova de ciências humanas, pedia que o aluno relacionasse um trecho de "Admirável Gado Novo" com o contexto em que a canção foi lançada, em 1979. Os versos falam sobre "massa" e "vida de gado".

De acordo com Renato Pellizzari, professor de História do Descomplica, a resposta correta à pergunta citava uma postura de passividade na sociedade brasileira.

Naquele ano, o Brasil vivia sob ditadura militar, mas o tema do regime militar, especificamente, não apareceu na prova de forma mais direta, segundo quatro professores ouvidos pelo g1.

"Sinto-me recompensado por essa letra, que já tem quase 50 anos, estar se destacando nessas avaliações oficiais do conhecimento atual dos alunos, que estão sendo testados", completou Ramalho.

Além de "Admirável Gado Novo", as músicas "Comportamento Geral", de Gonzaguinha, e "Sinhá", de Chico Buarque, foram citadas no primeiro dia de provas do Enem.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Variedades

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE