Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Princesa Aiko, do Japão, tem primeira aparição pública após se tornar adulta

Filha do atual imperador Naruhito completou 20 anos e passará a ocupar atividades oficiais da monarquia. Por ser mulher, ela não tem direito de ocupar o Trono do Crisântemo.

 

Princesa Aiko, do Japão, teve no domingo (5) sua primeira aparição pública no Palácio Imperial de Tóquio após atingir a idade adulta, informou a casa real japonesa.

Filha do atual imperador Naruhito e da imperatriz Masako, Aiko completou 20 anos na quarta-feira (1º) em uma cerimônia privada.

Ao atingir a maioridade, ela passará a participar das atividades oficiais da monarquia. Por ser mulher, no entanto, ela não tem o direito de ocupar o Trono do Crisântemo.

LEIA TAMBÉM:

  • Com regras rígidas de sucessão, Japão pode ter dificuldade para encontrar futuros imperadores
  • Bushido: o livro que mudou a imagem do Japão

O Imperador Naruhito do Japão (centro), a Imperatriz Masako (esq.) e a Princesa Aiko (dir.) no Palácio Imperial de Tóquio em foto de 5 de dezembro de 2021 — Foto: Kyodo/via Reuters

Aiko foi apresentada à imprensa usando uma tiara e um longo vestido branco, roupas tradicionalmente usadas por membros mulheres da monarquia japonesa.

A princesa disse em um comunicado, divulgado pela agência oficial de notícias, que pretende se tornar – agora adulta – uma pessoa que "possa servir aos outros".

“Eu sou profundamente grata a todos os que estiveram envolvidos em minha jornada até agora”, disse Aiko.

Futuro da princesa

Não há, até o momento, informações que indiquem que ela possa seguir o mesmo caminho que a prima Mako, que se casou com um plebeu e abriu mão do status imperial.

Uma quase certeza é de que Keiko não será a primeira imperatriz reinante do Trono do Crisântemo. Isso porque a Lei de Sucessão considera apenas homens para o cargo.

No entanto, alguns setores ainda defendem uma reforma – bastante improvável neste país conservador – para que Aiko possa herdar o trono mais antigo do mundo.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE