Mundo

Mundo

Fechar
PUBLICIDADE

Mundo

Alpinista alemão morre em avalanche na Argentina

Uma avalanche de neve e pedras deixou ainda uma austríaca com múltiplas fraturas em Aguja Guillaumet.

 

Um alpinista alemão morreu e uma austríaca sofreu múltiplas fraturas depois de serem atingidos por uma avalanche de neve e pedras em Aguja Guillaumet, no cordão de Cerro Fitz Roy, no sul da Argentina, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira (7).

A avalanche ocorreu na tarde de quinta-feira (6). Um terceiro escalador, que saiu ileso, conseguiu descer e pedir ajuda.

La Guillaumet (2.574 metros) é uma agulha satélite do Fitz Roy ou Cerro Chaltén (3.405 metros), localizada no campo de gelo sul da Patagônia, ao sul da Cordilheira dos Andes.

"O homem que morreu é alemão e ela, austríaca, está internada em (...) El Calafate", disse à AFP uma fonte do Centro Andino de El Chaltén.

A mulher de 28 anos pôde ser resgatada com vida e, após uma operação de evacuação de várias horas, foi levada a um posto de saúde em El Chaltén, uma cidade 2.600 km a sudoeste de Buenos Aires, e posteriormente transferida para um grande hospital.

Finalmente, ela foi internada em terapia intensiva no hospital Samic, na cidade de El Calafate (2.750 km a sudoeste).

"Ela teve múltiplas fraturas, nas costelas no tórax e na cervical e um forte trauma no joelho direito entre as principais lesões, mas ela estava lúcida e estável", declarou a médica Carolina Codó à rádio local FM Dimensión.

O corpo sem vida do alpinista alemão, por sua vez, foi encontrado nesta sexta-feira.

Cerca de 45 equipes de resgate participaram da operação.

Os três escaladores eram membros da União Internacional de Associações de Guias de Montanha (UIAGM).

"Aguja Guillamet é a introdução ideal para uma primeira escalada alpina na Patagônia, para escaladores experientes. O terreno inclui pedreiras íngremes, neve e geleiras, escalada no gelo e escalada em rocha", diz a agência de turismo especializada Mountaineering Patagonia em seu site.

Já o El Chalten Mountain Guides informa que a Aguja Guillamet é um dos primeiros objetivos de um novo escalador na área - eles escalam para se acostumar com a rocha, a neve, o vento e o clima.

 

 

PUBLICIDADE

Curiosidades

Mais Lidas em Mundo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE